Outros

Embrapa e escola pública se unem para ensinar crianças a gostar de frutas e verduras

Crianças da escola municipal Aldenor Pereira dos Santos, em Paraipaba (CE), a 90km de Fortaleza, comemorarão o dia das crianças e o dia mundial da alimentação, no próximo dia 10 de outubro, quinta-feira, de uma forma diferente


Publicado em: 09/10/2013 às 07:40hs

Embrapa e escola pública se unem para ensinar crianças a gostar de frutas e verduras

Em vez de festa com doces, salgados e refrigerantes, farão a colheita de rúcula, couve, alface, erva-doce, erva cidreira, abobrinha e tomate. A horta foi implantada pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza – CE) há 40 dias na unidade de ensino para ajudar os alunos a entender melhor os conceitos de sustentabilidade ambiental e alimentação saudável, vistos em sala de aula.

Logo após a colheita, na manhã de quinta-feira, parte dos produtos será usada em uma refeição com produtos naturais que será servida à comunidade escolar. Durante a programação, pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical ministrarão palestra sobre sustentabilidade ambiental e alimentação saudável e oficinas de preparo de azeite e manteiga aromatizados com ervas e de sucos com frutas e verduras.

Foram as crianças, professores e pais que construíram a horta. Eles receberam, da Embrapa, capacitação e sementes de hortaliças, plantas medicinais e aromáticas e frutíferas, além de material para o cultivo. Construíram com garrafas pet coloridas os canteiros em formatos como estrelas, círculos, corações e fizeram o plantio.

A ação educativa do projeto Embrapa 40 + 20 faz parte do calendário de comemoração dos 40 anos de criação da empresa, que conta com variada programação em todo o País durante todo o ano de 2013. Outras três escolas públicas dos municípios de Paraipaba, Pacajus e Cascavel também participam do projeto, que tem como objetivo divulgar, entre estudantes e seus familiares, a importância do consumo de vegetais para a saúde, bem como de práticas agrícolas sustentáveis para a preservação do meio ambiente. Ao final do ano, uma comissão premiará a escola que conseguir melhor desempenho no projeto.

Conforme a diretora da escola Aldenor Pereira dos Santos, Leidiana Viana Moreira, a atividade vem repercutindo positivamente nas notas de alguns alunos que apresentavam baixo rendimento. Segundo ela, eles estão se sentindo prestigiados ao ver o fruto do trabalho e acabam se engajando nas demais atividades escolares.

“Nunca pensei que meu nome ia ser incluído no quadro de honra da escola. Nunca mais eu faltei aula e nem deixei de fazer as tarefas”, disse o pequeno Rogério de Sousa, 14 anos. Segundo a diretora, a escola já oferece, na merenda, frutas, mel e tubérculos provenientes da agricultura familiar. “Estamos quebrando o tabu que criança não gosta de fruta e verdura”, disse.

O coordenador da ação, supervisor do Núcleo de Comunicação da Embrapa Agroindústria Tropical, Nicodemos Moreira, diz que a ideia é sensibilizar estudantes para os processos mais limpos de produção de alimentos. “A comida que chega às nossas mesas passa por diversas fases e para isso utiliza muita água, cria gases de efeito estufa e termina afetando cada planta e animal do planeta”, diz ele.

Saiba mais:

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro. A Fundação das Nações Unidas para a Alimentação (FAO) definiu como tema deste ano “Sistemas Alimentares Saudáveis”. A proposta é mostrar como minimizar impactos dos sistemas alimentares para o meio ambiente.

Fonte: Embrapa Agroindústria Tropical

◄ Leia outras notícias