Outros

Emater-MG e Prefeitura de Belo Horizonte lançam projeto piloto que incentiva plantio de hortaliças em espaços urbanos da capital

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte lançaram na sexta-feira (06/07), o piloto do Projeto Mãos à Horta, no Barreiro


Publicado em: 11/07/2018 às 08:40hs

Emater-MG e Prefeitura de Belo Horizonte lançam projeto piloto que incentiva plantio de hortaliças em espaços urbanos da capital

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte lançaram na sexta-feira (06/07), o piloto do Projeto Mãos à Horta, no Barreiro. O lançamento será às 10 horas, no Centro Cultural do Viaduto das Artes, na avenida Olinto Meireles 45, com as presenças do presidente da empresa, Glenio Martins, e do vice-prefeito da capital mineira, Paulo Lamac.

Segundo o gerente Vitório Alves Freitas, da regional Emater-MG, que engloba 36 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Projeto Mãos à Horta trabalha com a ideia de praticar a agricultura urbana em pequenos espaços. “Não importa se você mora em um apartamento ou em um sítio rodeado de plantações. É sempre possível manter vida saudável e planejar uma pequena horta até mesmo no seu apartamento, quintal, em vasos e outros espaços”, argumenta.

A parceria da Emater-MG com a prefeitura de Belo Horizonte prevê, inicialmente, a distribuição de kits para mil pessoas, contendo pazinha estreita, regador de cinco litros, cultivador duplo, jardineira, saco de 25 quilos de humus e seis pacotes de sementes de alface, beterraba, cebolinha, coentro, rúcula e salsinha. A proposta é incentivar e estimular o plantio sustentável de hortaliças, por meio dos princípios da agroecologia ou livre de agrotóxicos.

De acordo com o gerente da Emater-MG, os beneficiários serão pessoas da população rural e urbana em situação de vulnerabilidade social. Elas devem ser organizadas por meio de entidades comunitárias, sem fins lucrativos e legalmente constituídas, com projetos de interesse coletivo.

O Mãos à Horta, ainda, conforme Vitório Alves de Freitas, está ancorado pela Portaria nº 467 de 07/02/2018 do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que instituiu o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana e pelo Programa Minas Sem Fome, do Governo de Minas Gerais, executado pela Emater-MG.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emater-MG

◄ Leia outras notícias