Publicado em: 22/08/2014 às 14:00hs
Criar condições para que sejam formadas cadeias produtivas em vários segmentos da indústria brasileira, incluindo aqueles envolvidos diretamente com o agronegócio. Esse será um dos tópicos a ser abordado na palestra Desafios e Oportunidades para o Brasil: Indústria de Transformação, Investimento Público e Educação, que abre os trabalhos do 4º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, promovido pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) e que será proferida pelo economista Marcelo Miterhof, do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e colunista do jornal Folha de S. Paulo.
Miterhof, que também destacará em sua fala a importância de melhorias na educação brasileira, salienta que os avanços no setor educacional dependem hoje do desafio maior que é retomar patamares mais elevados de crescimento da economia. Ele lembra que hoje o país investe 6% do PIB em educação, percentual semelhante ao aplicado por outros países.
O economista lembrará ainda que o Brasil melhorou bastante no quesito educação, principalmente após a busca pela universalização do ensino definida a partir da Constituição de 1988. “Desde então, a melhora tem sido consistente tanto na ampliação da qualidade, como mostram os resultados de avaliações nacionais (Ideb) e internacionais (Pisa)”, comenta o palestrante.
Além da palestra de Miterhof, o Congresso da Anda contará ainda com a palestra Infraestrutura e Logística: Oportunidades e Desafios, que será proferida pelo consultor Luiz Antonio Fayet. Os trabalhos da parte de amanhã serão concluídos com uma homenagem especial feita pela Anda ao engenheiro agrônomo e fundador da Manah, Fernando Penteado Cardoso, um dos principais líderes do agronegócio brasileiro e que está prestes a completar 100 anos de idade.
Na parte da tarde, os trabalhos recomeçam com a palestra Economia do Conhecimento, Inovação e Sustentabilidade, que ficará a cargo do professor João Eduardo de Morais Filho, da USP e que também é diretor da Elabora Consultoria. O evento é encerrado pelo CEO da Céleres, Anderson Galvão, com a palestra Desafios e Oportunidades para a Agropecuária Brasileira.
Fonte: Mecânica de Comunicação
◄ Leia outras notícias