Publicado em: 16/10/2013 às 12:40hs
Com apoio da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, a Rádio CBN Maringá promove no Recinto de Leilões do Parque Internacional de Exposições da cidade, a partir das 19h30, a segunda etapa do Fórum Nacional de Agronegócios, que vai abordar o tema. O convidado para palestrar sobre o assunto será o presidente da John Deere Brasil, Paulo Herrmann. Em seguida, o pesquisador da Embrapa Cerrados, João Klutchoski, e o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, participam do debate. A expectativa da CBN é que pelo menos 550 produtores convidados de toda a região, participem do evento. O acesso é gratuito.
Preparar-se - O presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, afirma que a ILPF é uma forma de incorporar ao processo produtivo a imensa quantidade de terras ocupadas por pastagens degradadas, no país. Só no noroeste do Paraná existem, segundo ele, mais de um milhão de hectares nessas condições, onde a pecuária extensiva é de baixíssima rentabilidade. “Antes de entrar no programa, o produtor precisa preparar-se e dominar toda a tecnologia necessária”, avisa.
Ciclo - De acordo com os técnicos, como o modelo é sustentável, a própria pastagem, mediante pequenas correções do solo, será dessecada para servir de base ao plantio direto da soja, no verão. A oleaginosa se encaixa como uma luva no processo por gerar a renda que vai financiar o investimento. Após a colheita da soja, é feito o plantio de braquiária, um capim de múltiplas utilidades. Além de alimentar o gado no inverno, seu enraizamento vai promover a descompactação do solo, impedir a erosão e, ao ser dessecado na primavera, fornecerá cobertura de palha para proteger a superfície das altas temperaturas no verão. Com isso, cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de uma nova safra de soja, que reinicia o ciclo.
Fonte: Imprensa Cocamar
◄ Leia outras notícias