Publicado em: 11/12/2014 às 10:00hs
Cerca de 3,5 mil quilômetros rodados, 10 municípios mato-grossenses visitados e mais de 800 produtores rurais mobilizados. Este é o balanço da primeira etapa do Projeto Soja Brasil que aconteceu entre os dias 24 de novembro e sete de dezembro. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar) levou palestras sobre Agricultura de Precisão e também as oficinas para orientar o produtor rural sobre o Sistema Integrado de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).
No Estado de Mato Grosso muitos produtores já investiram em Agricultura de Precisão, mas a maioria desanimou quando os resultados não atenderam as expectativas. A palestra do engenheiro agrônomo Carlos Henrique Augusto que é coordenador de Agricultura de Precisão na Fundação Shunji Nishimura levou um pouco de otimismo aos sojicultores. Segundo ele a Agricultura de Precisão não é apenas a compra de equipamentos modernos. ?Mas a junção de vários fatores incluindo a gestão da propriedade e de informações?, enfatiza o engenheiro.
O produtor Rogério Suggestine é um dos que tem vários equipamentos modernos, utiliza todos, mas ainda não viu os resultados prometidos na Agricultura de Precisão. ?Estas duas palestras me ajudaram a ter um novo olhar sobre esse assunto. Descobri que também é preciso investir na qualificação de toda a equipe e também na gestão de informações e da propriedade?.
Sicar é outro assunto que atraiu os produtores durante a Caravana Soja Brasil. Ainda há muitas dúvidas e confusões sobre o assunto. As oficinas ajudaram a sanar as dúvidas e a orientar os produtores sobre o que fazer e como fazer. ?Informação é muito importante na hora de tomar a decisão e o Senar-MT foi muito feliz na escolha dos temas para a Caravana Soja Brasil?, enfatizou o produtor Armando Soares Muller.
Em 2015, os profissionais que compõe a Caravana Soja Brasil voltam para a estrada entre os dias 12 e 24 de janeiro. Nesta segunda etapa realizada em Mato Grosso serão visitados os municípios de Porto Alegre do Norte, Querência, Canarana, Água Boa, Campo Verde, Jaciara, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari . Assim como na primeira etapa as noites são sempre são destinadas às palestras de Agricultura de Precisão e as manhãs reservadas para as oficinas do Sicar.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
◄ Leia outras notícias