Publicado em: 21/10/2013 às 13:50hs
De setembro a outubro foram 200 quilômetros recuperados. As obras acontecem em trechos que beneficiam comunidades rurais, facilitando o escoamento da produção e o acesso a necessidades básicas como hospitais e escolas.
Equipamentos - Coordenado pela Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento e pela Codapar, o programa já tem 30 conjuntos de equipamentos em funcionamento, atendendo a 203 municípios. Até 2014 outras 30 Patrulhas do Campo serão adquiridas e entregues. Cada patrulha é formada por escavadeira, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio, carreta para as máquinas e cinco caminhões basculantes. O conjunto é repassado para consórcios intermunicipais e utilizado em rodízio, conforme acordo entre os próprios municípios.
Qualidade de vida - “É um grande investimento do governo, que entende que as famílias rurais paranaenses precisam de boas estradas para melhorar sua qualidade de vida”, afirma o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara. Segundo ele, as obras evitam grandes perdas durante o transporte da produção agrícola e, assim, aumentam a renda durante a comercialização.
Capacitação e conscientização - Mas o sucesso do programa entre os municípios beneficiados se dá pelo status de programa completo e duradouro que ele carrega. Isso porque além das obras ele envolve atividades de capacitação e conscientização, visando gerar conhecimento para a manutenção das vias.
Retorno - “O retorno que temos dos municípios que já finalizaram as obras é de 100% de satisfação”, relata Jair Pedro Vendrúsculo, coordenador do programa. Até o momento mais de 600 técnicos e operadores foram capacitados e duas mil pessoas, entre funcionários das secretarias municipais de agricultura, cooperativas e chefes de núcleos regionais participaram de reuniões de conscientização.
Caminho das pedras - O Governo do Estado vem aumentando o investimento na melhoria das estradas rurais nos últimos anos. Outro programa que oferece grandes recursos é o Caminho das Pedras, que prevê a pavimentação de 1.200 quilômetros de estradas rurais com pedras irregulares. Serão investidos mais de R$ 219 milhões, em repasses para 195 municípios. O programa é colocado em prática pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e pela Secretaria de Infraestrutura e Logística.
Fonte: Agência de Notícias do Paraná
◄ Leia outras notícias