Conhecidos pela produção livre de agrotóxicos e insumos químicos, e pela preocupação com a questão socioambiental, os alimentos orgânicos englobam não somente frutas, verduras e legumes in natura, mas também um número cada vez maior de produtos processados, como carne, leite, personal care, vestuário, cosméticos, produtos de limpeza e outros.
Promovida pela Francal Feiras em parceria com a NürnbergMesse Brasil, a Bio Brazil Fair | BIOFACH America Latina – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia chega à décima edição com o que há de melhor em produtos orgânicos e representa um mercado em franca expansão. Dados do IPD – Instituto de Promoção do Desenvolvimento mostram que a expectativa de faturamento do setor está na casa dos R$ 2 bilhões em 2014, o que confirma a média anual de crescimento entre 15% e 20%.
De 4 a 7 de junho, a Bienal do Ibirapuera recebe a visita de profissionais ligados a lojas especializadas, supermercados, farmácias clínicas, hospitais, spas, resorts, restaurantes, agrônomos e outros, além do público consumidor.
Cerca de 120 expositores ficam reunidos em uma área de 7 mil m² para apresentar alimentos orgânicos in natura e congelados, frutas e verduras, mel e derivados, carnes, sucos e bebidas, leite e laticínios, pães, bolos e massas, cosméticos (aromas e essências, cremes, xampus e sabonetes), moda (joias, confecção, tecidos e acessórios) e suporte à produção (insumos, fertilizantes, equipamentos, certificadoras, consultorias).
A expectativa dos organizadores para a edição é superar o recorde de público de 2013: 22 mil visitantes nacionais e internacionais, entre profissionais do setor e público em geral.
Parceria
Desde 2013, a feira conta com a parceria da NürnbergMesse, promotora alemã da BIOFACH – mais importante feira de negócios de orgânicos do mundo, com edições na Alemanha, Índia, China, Japão e Estados Unidos. Com a parceria, a Bio Brazil Fair | BIOFACH America Latina passou a integrar o calendário internacional de feiras dedicadas à produção orgânica, incrementou a grade de seminários com a presença de importantes players mundiais do setor e ampliou as oportunidades de negócios de seus expositores com compradores de diversos países.
Fórum
Uma das principais atrações da Bio Brazil Fair | BIOFACH America Latina, o Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável aborda temas importantes e apresenta as novas tendências do setor. O nível qualificado das palestras é garantido pela presença de renomados profissionais e autoridades do mundo orgânico, inclusive internacionais. Em 2012, o Fórum contou com a participação de representantes da OTA USA - Organic Trade Association, COTA – Canada Organic Trade Association, IFOAM - Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica e Organic Monitor.
Evento simultâneo
Simultaneamente à Bio Brazil Fair | BIOFACH América Latina acontece a Naturaltech – Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, único evento brasileiro de negócios voltado ao segmento de produtos naturais. Juntas, as duas feiras totalizam 270 empresas expositoras
Sobre a Francal Feiras
A Francal Feiras é uma das maiores promotoras de eventos de negócios da América Latina. Suas feiras reúnem anualmente 3.000 empresas expositoras, ocupam 285.000 m² de área de pavilhão e recebem em torno de 250.000 visitantes. Em 2014, a empresa completa 46 anos de atuação no mercado, reconhecida pela qualidade que imprime a seus eventos. O portfólio da Francal Feiras contribui diretamente para o desenvolvimento de 15 importantes segmentos da economia nacional.
Sobre a NürnbergMesse Brasil
Responsável por promover os mais importantes encontros de fornecedores, distribuidores e revendedores do país em suas feiras de negócios, a NürnbergMesse Brasil é uma filial do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores empresas internacionais organizadoras de eventos e exposições no Brasil. A empresa movimenta diversos segmentos da economia nacional, com alto nível de profissionalismo e competência. Os principais eventos são Kitchen & Bath Expo, FCE Pharma e FCE Cosmetique, PET South America, PET Rio VET, Glass South America, Analitica Latin America, BIOFACH e ExpoSustentat.
Sobre o Grupo NürnbergMesse
NürnbergMesse Group é uma das 20 maiores empresas organizadoras de feiras do mundo e faz parte das 10 maiores empresas da Europa. O portfólio inclui mais de 120 feiras e congressos internacionais em Nuremberg e em todo o mundo. Anualmente, cerca de 30.000 expositores (37% internacional), mais de 1,4 milhão de visitantes (21% internacional) nos eventos organizados pelo NürnbergMesse Group, que está presente por meio de suas subsidiárias na China, North America, Brasil e Itália. O Grupo NürnbergMesse possui uma rede com cerca de 46 representantes que operam em 95 países.
Sobre o IPD
O IPD - Instituto de Promoção do Desenvolvimento é uma organização da sociedade civil de interesse publico - OSCIP, sem fins lucrativos, fundada por empresários paranaenses em 29 de março de 1996 e atualmente com atuação nacional. A preocupação de tornar o IPD uma entidade de vanguarda fez com que fossem enfatizadas iniciativas que permitam ao Instituto liderar ações visando um novo Modelo de Desenvolvimento Sustentável através do crescimento do indivíduo e do ecossistema que o envolve.
Organics Brasil
O Projeto Organics Brasil (www.organicsbrasil.org) é oresultado de uma ação conjunta da iniciativa privada com o IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), compondo uma sólida base institucional criada para fortalecer o setor brasileiro de orgânicos e viabilizar sua expansão no mercado internacional.