Publicado em: 31/10/2013 às 08:20hs
A UNIVERSIDADE MSD Saúde Animal e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) realizaram, no último dia 22, o 1° Fórum ESPM/MSD de Comunicação. Voltado para jornalistas, o evento reuniu renomados profissionais da comunicação para palestras de especialistas no agronegócio; apresentação de uma pesquisa inédita sobre o tema; lançamento do Glossário da Pecuária para jornalistas e debate com os jornalistas convidados: Bruno Blecher – Revista Globo Rural/CBN, Heródoto Barbeiro – Record News, Humberto Pereira – Programa Globo Rural, Vera Ondei – Revista Dinheiro Rural, José Luiz Tejon – ESPM, Sebastião Faria Jr – MSD Saúde Animal e como mediadora Kellen Severo – Canal Rural.
A abertura do evento foi feita pelo Gerente de Capacitação Técnica da MSD Saúde Animal, Sebastião Pereira de Faria Jr, que falou sobre Mitos e verdades sobre a produção de proteína animal. “Pretendemos iniciar um diálogo a partir dos profissionais de comunicação. Estabelecer interlocutores válidos na cidade e no campo para que a população urbana tenha uma percepção clara de que há uma revolução tecnológica no campo, o que permite uma produção eficiente de carnes e laticínios, com respeito aos animais, ao meio ambiente e à saúde dos consumidores”, destacou.
Em seguida, o Coordenador do Núcleo de Estudos em Agronegócio da pós-graduação da ESPM-SP, José Luiz Tejon, apresentou uma pesquisa encomendada pela UNIVERSIDADE MSD Saúde Animal, realizada com grandes veículos nacionais, que analisa como os jornalistas têm pautado a pecuária brasileira: mesmo com a consolidação do Brasil como um dos líderes mundiais no agronegócio, a mídia urbana não especializada pouco aborda o tema.
Em seis meses de monitoramento (de 1º de julho a 31 de dezembro de 2012), foi considerada uma amostra composta de 31 palavras-chave ou expressões (todas ligadas à agropecuária) em 10 veículos de comunicação (Jornal da Band, Jornal Nacional, Jornal da Record, Revista Época, Revista IstoÉ, Revista Veja, Jornal o Estado de São Paulo, Jornal Folha de São Paulo, Jornal O Globo e Jornal Valor Econômico), resultando no total de 497 matérias divulgadas.
Desse total, 472 matérias foram publicadas em jornais, 14 em revistas e apenas 11 nos telejornais. “A imprensa brasileira não noticia a agropecuária brasiliera”, salienta Tejon, acrescentando que, se todo o setor tivesse sido monitorado, talvez o resultado tivesse sido outro.
Em contraponto, Tejon apresentou a pesquisa encomendada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), e a constatação foi inédita: 81,3% da população das grandes capitais brasileiras consideram o agronegócio como sendo uma atividade muito importante para a economia nacional.
Tejon acredita que os resultados servirão para nortear ações no sentido de ter uma comunicação que seja menos subjetiva e que ajude a sociedade a entender que a relação entre a balança comercial e o crescimento do PIB está diretamente ligada à recuperação de nascentes que garantem a água para as cidades e a produção de proteínas de forma mais consciente. “A intenção é trazer para a sociedade a realidade do campo de forma sustentável e verdadeira”.
Glossário de Pecuária para Jornalistas
Sabendo que o agronegócio é a principal locomotiva da economia brasileira, sendo responsável por um em cada três reais gerados no país, a UNIVERSIDADE MSD Saúde Animal lançou no evento o Glossário de Pecuária para Jornalistas. O glossário tem o objetivo de aproximar a imprensa do tema, trazendo o significado dos termos mais comuns usados nas cadeias produtivas do leite e da carne. Apresenta também o panorama atual da pecuária brasileira e importantes programas voltados ao aumento da produtividade nas fazendas. “A companhia oferece um leque de serviços através da Universidade MSD, que tem como meta difundir conhecimento técnico, com foco em produtividade animal na pecuária de leite e de corte, técnicas de gestão, marketing e vendas”, destaca Faria. Seus cursos e programas são voltados aos parceiros comerciais, clientes, médicos veterinários e estudantes, incluindo workshops presenciais, dias de campo e ensino à distância.
Fonte: Alfapress Comunicações
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