Logística e Transporte

VLI reduz 8,6% do consumo de combustível no Corredor Norte e evita 3 mil toneladas de CO²

Eficiência energética e tecnologia reforçam agenda ESG da companhia em ferrovias brasileiras


Publicado em: 14/08/2025 às 08:00hs

VLI reduz 8,6% do consumo de combustível no Corredor Norte e evita 3 mil toneladas de CO²

A VLI, empresa de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, registrou uma redução de 8,6% no consumo de combustível no Corredor Norte, que conecta o Tocantins ao sistema portuário do Maranhão. A economia equivale a 1,3 milhão de litros de diesel e evita a emissão de 3 mil toneladas de CO² na atmosfera, reforçando o compromisso da companhia com a sustentabilidade.

Os dados estão detalhados no Relatório de Sustentabilidade VLI 2024 e fazem parte da agenda ESG da empresa, que prevê reduzir as emissões de gases do efeito estufa por tonelada transportada em 15% até 2030.

Investimentos em tecnologia e capacitação impulsionam eficiência

Alessandro Gama, diretor-executivo de Planejamento, Engenharia e Tecnologia da VLI, afirma:

“O Corredor Norte se torna um exemplo de eficiência energética no sistema ferroviário brasileiro. Capacitação de maquinistas, planejamento e introdução de tecnologias permitem ampliar esse impacto positivo em toda a operação da VLI.”

Uma das principais ferramentas utilizadas é o sistema Leader, aplicado na frota premium de locomotivas. O software permite que, quando o trem atinge velocidade superior a 8 km/h, o maquinista habilite condução semiautônoma, reduzindo variáveis operacionais, desgaste de equipamentos e consumo de combustível, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança.

Resultados concretos de eficiência energética

Na Ferrovia Norte-Sul (FNS), o uso do sistema Leader reduziu o consumo médio de diesel de 1,66 para 1,51 litros por mil tonelada-quilômetro bruto (litros/ktkb), comparado a trens sem a tecnologia.

O sistema já está presente em mais de 80% do percurso do Corredor Norte, incluindo o tramo norte da FNS e a Estrada de Ferro Carajás, utilizada por trens da VLI em direito de passagem.

Expansão da tecnologia para outros corredores

A VLI também aplica o sistema Leader nos Corredores Sudeste e Leste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que ligam o Centro-Oeste ao Porto de Santos e o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo.

A companhia projeta que a expansão do sistema para toda a FCA poderá gerar economia de combustível de aproximadamente 7% até o final do próximo ano, ampliando os benefícios ambientais e operacionais da iniciativa.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias