Logística e Transporte

VLI aumenta em 25% a movimentação de grãos no Norte

Empresa movimentou 7,9 milhões de toneladas de milho, soja e farelo no trecho entre Porto Nacional (TO) e Açailândia (MA)


Publicado em: 14/02/2020 às 15:40hs

VLI aumenta em 25% a movimentação de grãos no Norte

O escoamento de milho, soja e farelo pelos trilhos da VLI a partir de Porto Nacional (TO) e Açailândia (MA) somou 7,9 milhões de toneladas no ano passado, volume 25% superior ao movimentado em 2018, quando foram transportados 6,3 milhões de toneladas.

A companhia observa que os mais de 700 quilômetros entre Tocantins e Maranhão conectam-se à Estrada de Ferro Carajás formando uma importante conexão entre as áreas produtoras e o mercado externo.

Segundo a VLI, a ferrovia que tem como destino os terminais localizados no Porto de Itaqui, no litoral maranhense, oferece eficiência para o transporte de cargas de soja, milho e farelo oriundas do leste e nordeste do Mato Grosso, Sul do Pará e da nova fronteira agrícola, o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Fabiano Rezende, gerente geral responsável pelas operações ferroviárias da VLI nos estados do Maranhão e Tocantins, explica que a infraestrutura construída pela empresa na região – dois terminais com capacidade para 6 milhões de toneladas ano oferece ao agronegócio mais eficiência no escoamento.

“Nosso sistema utiliza a integração dos modais. Recebemos a carga de caminhões, transferimos para a ferrovia e embarcamos no porto. Essa rota aproveita as qualidades de cada modalidade para entregar agilidade ao mercado”, diz ele.

De acordo com a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (SICS), a soja lidera o ranking de produtos exportados pelo estado, correspondendo a 71% de toda exportação de 2019.

Fonte: GLOBO RURAL

◄ Leia outras notícias