Publicado em: 02/12/2025 às 17:30hs
A VLI, empresa de soluções logísticas que integra operações de ferrovias, portos e terminais, registrou em outubro de 2025 o melhor desempenho mensal de seus 15 anos de atuação. De acordo com a companhia, o resultado é reflexo da eficiência operacional e da integração entre os diferentes modais.
No período, a VLI transportou 4,05 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil) em suas ferrovias e movimentou 4,04 milhões de toneladas nos portos em que atua. O destaque ficou por conta dos Corredores Norte e Sudeste, que lideraram o crescimento em volume movimentado.
O Corredor Norte alcançou 1,45 bilhão de TKU em outubro, consolidando o melhor resultado mensal já registrado pela empresa na região. Além disso, o acumulado dos últimos 12 meses atingiu o recorde de 14,9 bilhões de TKU, o maior volume desde o início das operações da VLI.
Esse corredor logístico é responsável pela movimentação de cargas pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul — administrado pela VLI — e pela Estrada de Ferro Carajás, por meio de direito de passagem. As cargas seguem em fluxo de exportação e importação pelo Terminal Portuário São Luís (MA), um dos principais pontos de escoamento de grãos, minérios e produtos industriais da região.
O Corredor Sudeste repetiu o bom desempenho e teve o melhor outubro da história da companhia, com 1,43 milhão de toneladas transportadas em ferrovia. A operação atende principalmente cargas originadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, utilizando a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
No mesmo corredor, o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado em Santos (SP), também bateu recorde mensal, com 1,2 milhão de toneladas movimentadas em outubro. O Tiplam é considerado um dos mais importantes elos logísticos do país, conectando o agronegócio e a indústria ao comércio exterior.
Segundo Fabrício Rezende, diretor-executivo de Operações da VLI, o resultado expressivo reflete o comprometimento da empresa com a segurança, eficiência e qualidade operacional.
“As marcas que atingimos são reflexo do nosso compromisso inegociável com a segurança e foco na excelência operacional. As performances históricas atestam nossa capacidade de atender clientes de diversos segmentos estratégicos da economia brasileira. Continuamos a atuar como um importante pilar para o escoamento de carga geral, contribuindo com a produtividade e a competitividade da logística do Brasil”, destacou o executivo.
Com o desempenho recorde em outubro, a VLI consolida sua posição como uma das principais operadoras logísticas integradas do Brasil, ampliando sua contribuição para o escoamento eficiente de cargas e o fortalecimento da competitividade do transporte ferroviário e portuário no país.
O avanço operacional da companhia demonstra o impacto positivo da integração entre modais e o investimento contínuo em infraestrutura, tecnologia e sustentabilidade logística.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias