Publicado em: 20/10/2025 às 09:00hs
A Vale e a Wabtec Corporation firmaram uma parceria inédita para testar o uso de etanol como combustível em locomotivas da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). O acordo, anunciado nesta segunda-feira (13), marca um avanço importante nos esforços de descarbonização do transporte ferroviário e promete resultados até 2027.
O projeto prevê o desenvolvimento e a validação de um motor dual fuel, capaz de operar tanto com diesel tradicional quanto com mistura de diesel e etanol.
Os primeiros testes serão conduzidos em laboratório para avaliar o desempenho, a eficiência energética e a redução de emissões. Segundo o cronograma, os experimentos nas instalações da Wabtec devem ocorrer até 2027, abrindo caminho para possível aplicação do sistema na frota da EFVM.
A iniciativa integra o programa de descarbonização da Vale, que busca reduzir o uso de combustíveis fósseis em suas operações ferroviárias. Em março deste ano, a mineradora já havia firmado outro acordo com a Wabtec para a aquisição de 50 locomotivas com motor Evolution Series, preparadas para operar com mistura de até 25% de biodiesel.
Nos próximos anos, as empresas devem realizar novos testes para ampliar a proporção de biocombustíveis utilizados nas locomotivas, fortalecendo a transição energética do setor ferroviário.
De acordo com Danilo Miyasato, presidente e líder regional da Wabtec LATAM, o uso de etanol como fonte de energia em locomotivas representa um marco histórico para o setor ferroviário mundial.
“Estamos comprometidos em desenvolver soluções tecnológicas que acelerem a transição para um transporte mais eficiente e sustentável”, afirmou Miyasato.
Já o vice-presidente de Operações da Vale, Carlos Medeiros, destacou que projetos como este demonstram o compromisso da empresa em acelerar a descarbonização de sua malha ferroviária, responsável por cerca de 14% das emissões de carbono da Vale em 2024.
Metas de sustentabilidade e neutralidade de carbono
A Vale mantém metas ambiciosas para reduzir seu impacto ambiental. Desde 2020, a companhia trabalha para diminuir em 33% suas emissões absolutas de escopos 1 e 2 até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono (Net Zero) até 2050.
A empresa também se comprometeu a reduzir em 15% as emissões líquidas de sua cadeia de valor (escopo 3) até 2035, alinhando suas ações ao Acordo de Paris, que visa limitar o aquecimento global a menos de 2ºC até o final do século.
Fonte: Portal do Agronegócio
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