Logística e Transporte

Turquia suspende exportações de países terceiros

O volume exato dos produtos restritos originários de terceiros é desconhecido


Publicado em: 23/03/2022 às 12:40hs

Turquia suspende exportações de países terceiros

A Turquia proibiu temporariamente as exportações provenientes de terceiros países para estabilizar as condições do mercado local e impedir que os preços subam ainda mais, de acordo com um relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA.

Nesse cenário, a Turquia interrompeu as exportações de grãos, oleaginosas, óleo de cozinha e outras commodities agrícolas que estão sendo mantidas em depósitos alfandegários nos portos turcos. O Ministério da Agricultura e Florestas também interrompeu as exportações diretas de óleo de cozinha, remessas de azeite a granel, margarina, lentilha vermelha e feijão.

O volume exato dos produtos restritos originários de terceiros países é desconhecido, disse a FAS, mas é considerado considerável para o governo intervir e interromper as exportações. Os comerciantes turcos usam armazéns alfandegados nos principais portos marítimos para armazenar grãos, oleaginosas e outros produtos agrícolas provenientes de países terceiros.

“Os comerciantes decidem se vendem essas commodities para compradores na Turquia ou enviam o produto para terceiros mercados, dependendo dos preços oferecidos nesses respectivos locais”, disse a FAS. A inflação de alimentos está alta e há uma preocupação crescente com interrupções nas cadeias de suprimentos domésticas da guerra na Ucrânia. A Turquia é fortemente dependente de grãos, oleaginosas e óleo de girassol da Ucrânia e da Rússia.

“O governo espera que essas últimas restrições de exportação, bem como a zeragem das tarifas de importação de certas commodities, acabem com a crescente inflação de alimentos”, disse a FAS.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias