Publicado em: 22/10/2013 às 15:10hs
Não há projetos de obras de infraestrutura viária, apesar de os caminhões serem responsáveis por 93% da carga transportada no país. "Sem investimentos pesados, teremos complicações", afirmou na sexta-feira o presidente da Fadeeac, federação que representa o transporte de cargas no país, Daniel Indart, durante um encontro de empresários. Estimativas indicam que a produção argentina de grãos poderá somar 130 milhões de toneladas em 2020.
Pavimentação - Apesar de as principais rodovias nacionais serem pavimentadas (40 mil quilômetros no total), há nas regiões interioranas 190 mil quilômetros de vias, das quais apenas 22% são asfaltadas. "As regiões rurais tem mais 400 mil quilômetros de caminhos que, na maioria, são de terra", disse o presidente da Associação Argentina de Estradas, Miguel Salvia.
Transporte fluvial - O quadro é grave também no setor fluvial. Os empresários da área alertam para a necessidade de ampliar os terminais portuários para que eles possam receber embarcações de calado grande. "O mundo segue novos modelos de transporte numa velocidade que a Argentina não responde", disse Ricardo Sanchez, integrante da área de relações econômicas na Organização das Nações Unidas (ONU).
Fonte: Ocepar
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