Publicado em: 12/06/2019 às 15:40hs
A empresa arrendou o terminal rodoviário e ferroviário Santa Adélia, estrategicamente posicionado na região de Catanduva (SP), que agora passa a atender com exclusividade os clientes da Sotran. A nova operação faz parte do plano de expansão multimodal da empresa, que começou em 2016 com a aquisição de uma participação da Ricolog S/A, empresa localizada em Rolândia (PR), especializada na prestação de serviço de transbordo rodoferroviário.
Denis Poleti, diretor comercial da Sotran, explica que o terminal Santa Adélia será usado para recebimento, armazenagem e transporte de açúcar, grãos e farelo, com destino principal ao porto de Santos (SP), no mesmo padrão de atendimento já ofertado na Ricolog, que envia cargas para os portos de Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC).
O terminal Santa Adélia oferece dois armazéns com capacidade de armazenamento de 88 mil toneladas, o que garantirá aos clientes a possibilidade de manter o produto estocado à espera de melhores preços sem usar a estrutura física das usinas. O pátio acomoda oitenta vagões carregados e cem vagões vazios, com capacidade de carregamento de noventa vagões por dia. A capacidade de recebimento rodoviário é de 7.500 toneladas por dia, com recebimento médio de 200 veículos diários.
A macrorregião de Catanduva produz 2,5 milhões de toneladas de açúcar e a capacidade de movimentação do terminal com transbordo operando é de 1,5 milhões de toneladas. “Com a reativação do terminal e a operação na malha ferroviária da empresa Rumo, os clientes passam a contar com um canal multimodal ferroviário que permite uma logística mais inteligente e estratégica”, afirma.
Os bons resultados obtidos a partir do investimento na Ricolog, em Rolândia, motivaram a expansão multimodal para a região de Catanduva. Após passar por expansão, o terminal de Rolândia mais do que dobrou a capacidade de escoamento e hoje movimenta até 9,5 mil toneladas por dia. Além de expedir grãos e açúcar, a empresa passou a atuar em contra-frete, recebendo fertilizantes e calcário que vêm do porto.
A meta para 2019 no terminal paranaense é fazer recepção e transbordo de 2 milhões de toneladas de grãos, açúcar, fertilizante e calcário. Para isso, acabou de ser concluído um novo armazém com capacidade para 75 mil toneladas estáticas, em parceria com a Glencore.
Ainda em 2019, a Sotran deve investir em parcerias logísticas multimodais, com operações rodoferroviárias no Nordeste do Mato Grosso do Sul e operações rodo-hidroviárias na região de Corumbá (MS), com exportações pelos Rio Paraná. “Vamos oferecer ao nosso cliente a opção de comercialização nas indústrias de San Lorenzo, na Argentina, ou exportação para outros países através dos portos argentinos”, disse, destacando que o objetivo principal dos investimentos em multimodalidade é oferecer soluções logísticas mais inteligentes e que tragam mais eficiência à cadeia logística. “Os investimentos chancelam a Sotran a ser uma operadora logística que, através de uma só contratação, permite ao cliente fazer várias operações até o destino final”, afirmou, lembrando que o transporte multimodal reduz custos e também os impactos ambientais.
EMBARQUE DE GRÃOS
Para otimizar o embarque de grãos e açúcar, A Sotran Logística acaba de fechar uma parceria com a GenesLab, um laboratório de análises e classificação de grãos que atua em todo o Brasil e é referência nos mercados em que está presente. Com essa parceria, a partir de agora os clientes da Sotran poderão contratar o embarque e a classificação de grãos ao mesmo tempo em um único canal.
“Isso significa mais comodidade e facilidade para os clientes da Sotran. O processo fica mais rápido, uma vez que o cliente não precisa contratar um serviço de cada vez”, destaca o Presidente Ruber Dallamaria, frisando que agora a Sotran passa a "resolver" isso para o cliente de forma mais rápida, com credibilidade e agilidade.
Ruber lembra que antes, sem essa parceria, a Sotran atendia somente com o serviço convencional, ou seja, com os fretes. Agora, com essa parceria, a companhia unificou dois serviços em um só canal: frete mais classificação de grãos.
O serviço estará disponível em todas as 170 filiais da Sotran espalhadas pelo País. Os embarques chegam a ocorrer em 750 pontos diferentes no território nacional. O serviço compartilhado estará disponível para soja, milho, trigo e açúcar.
Fonte: SOTRAN
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