Logística e Transporte

Rumo inaugura escritório em Primavera do Leste (MT) e projeta grande impacto econômico

Obras da Ferrovia Estadual Senador Vicente Vuolo já movimentam economia local com investimentos e criação de empregos


Publicado em: 08/05/2024 às 16:30hs

Rumo inaugura escritório em Primavera do Leste (MT) e projeta grande impacto econômico

A Rumo Logística inaugurou seu novo escritório administrativo em Primavera do Leste, Mato Grosso, marcando o início oficial das operações relacionadas à construção da Ferrovia Estadual Senador Vicente Vuolo. A cerimônia de inauguração, realizada na sexta-feira, 3 de maio, contou com a presença do prefeito Leonardo Bortolin e outras autoridades locais. A ferrovia, um projeto 100% privado, terá mais de 700 quilômetros de extensão, ligando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por Cuiabá.

Durante a inauguração, Henrique Domingues, gerente executivo de implantação da Rumo, apresentou aos convidados os números impressionantes da obra. Serão utilizadas 89 mil toneladas de trilhos, equivalentes ao peso de nove Torres Eiffel, além de 183 milhões de metros cúbicos de terraplanagem. Mais de um milhão de metros cúbicos de concreto serão necessários, o que seria suficiente para construir 13 pontes estaiadas como a Ponte Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo.

A movimentação econômica em Primavera do Leste já é perceptível com a chegada da Rumo e deve aumentar com o progresso das obras. Já foram alugadas 42 moradias entre casas e hotéis, podendo chegar a 77. Atualmente, 250 trabalhadores estão contratados no município, mas esse número deve subir para 600 em breve, e até 5 mil no trecho entre Rondonópolis e Primavera do Leste. Doze empresas prestadoras de serviços foram contratadas e a Rumo opera três escritórios e um galpão alugado para funções administrativas e operacionais.

A chegada da ferrovia também gerou impacto positivo no comércio local, com a aquisição de produtos em lojas de materiais de construção, equipamentos de proteção individual, peças mecânicas, móveis e alimentos. O gerente de Relações Governamentais da Rumo, Vinicius Roder, destacou que o desejo da empresa é que todas as contratações sejam feitas no município, o que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento local.

A cerimônia coincidiu com as comemorações do 38º aniversário de emancipação de Primavera do Leste, e o prefeito Leonardo Bortolin ressaltou que a chegada da Rumo representa uma transformação para a cidade e para todo o Estado de Mato Grosso. “Daqui a pouco tempo, os trilhos já estarão dentro do município, e isso vai representar uma grande mudança para a logística e economia de todo o Estado. Acredito muito no poder e na força da ferrovia, e a partir de hoje começamos uma nova etapa para o município”, afirmou.

José Nardes, diretor do Sindicato Rural, destacou a importância dos avanços logísticos para a agricultura mato-grossense e a relevância da chegada da Rumo para a região. "Agricultura sem logística não existe, e uma construção ampla como essa, com recurso 100% privado, tem total apoio dos produtores rurais", disse ele.

A primeira fase das obras envolve mais de 200 quilômetros de construção, chegando até a região da BR-070, com investimentos previstos entre R$ 4 bilhões e R$ 4,5 bilhões. Além dos trilhos, a região também ganhará um terminal de embarque, reforçando o compromisso da Rumo com o desenvolvimento econômico de Primavera do Leste e do Estado de Mato Grosso. O novo escritório da companhia está localizado na Avenida Estados Unidos, número 1071, Jardim das Américas, em Primavera do Leste.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias