Logística e Transporte

Queda nas exportações latino-americanas intensifica no primeiro trimestre de 2015

Estudo do BID mostra que queda acumulada de 9,1% deixam as exportações em fase de contração, após dois anos de estagnação


Publicado em: 09/06/2015 às 09:50hs

Queda nas exportações latino-americanas intensifica no primeiro trimestre de 2015

As exportações da América Latina acumularam uma contração de 9,1% no primeiro trimestre de 2015 em relação ao ano anterior, refletindo a deterioração do desempenho exportador que vem sendo observada desde o final de 2014. Segundo um estudo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), as exportações da América Latina tiveram um declínio de 2,7% no ano passado e a queda se intensificou nos últimos meses, registrando uma contração de 9,1% entre janeiro e março, em comparação com o mesmo período de 2014.


O relatório revela que a contração das exportações se generalizou para quase todos os países da região nos primeiros meses do ano. As exportações dos países andinos foram as que apresentaram quedas mais significativas de 19,2%. O Mercosul sofreu um declínio em relação ao ano anterior de 13,7%. A América Central e República Dominicana tiveram uma contração de 4,6%. Além disso, as exportações do México, que haviam se expandido em 2014, começaram a se contrair, registrando um declínio em relação ao ano anterior de -0,4%.

Vários fatores, como a valorização do dólar e a queda dos preços dos produtos básicos, principalmente do petróleo, determinaram a contração das exportações da América Latina no primeiro trimestre de 2015.

 

Fonte: Guia Marítimo

◄ Leia outras notícias