Publicado em: 09/06/2015 às 09:10hs
Com montantes reservados para melhorias estruturais nos portos da Bahia, a Codeba (Companhia Docas do Estado da Bahia) tem investimentos específicos direcionados a cada complexo portuário do Estado. Segundo o presidente da Codeba, José Muniz Rebouças, só o Porto de Salvador tem destinados a ordem de R$ 100 milhões em recursos públicos para a execução das obras de ampliação do quebra- mar “e que virá a ser a condição para a expansão do terminal de contêineres, que terá um investimento privado de R$ 450 milhões”.
Além disso, existem recursos voltados para a ampliação da capacidade de operação de granéis líquidos do Porto de Aratu, com a construção de dois novos berços. O investimento é de R$ 150 milhões. Já o Porto de Ilhéus, o projeto para viabilizar a construção da Via Expressa está orçado em R$ 250 milhões.
Com a infraestrutura brasileira cada vez mais precária, o País vive entraves logísticos gigantescos que o impedem de se desenvolver e torna-lo mais competitivo frente aos outros. “Há um evidente esforço do Governo no sentido de solucionar os gargalos existentes na infraestrutura”, diz Rebouças.
Nesse sentido ele ressalta que “as melhorias são necessárias, porém é preciso viabilizar, de forma efetiva, o leilão para arrendamento das áreas para a operação por parte da iniciativa privada, nos parâmetros do novo Marco Regulatório”.
Ele explica, que a lei abriu perspectivas para a participação mais intensiva da iniciativa privada, o que, segundo ele, é muito positivo. Porém, ressalta, “é preciso remover os entraves na prática, que têm impedido a sua implementação”.
Para 2015, ele ressalta as obras no Porto de Salvador, já licitadas e contratadas. “Para este ano temos no Porto de Salvador a obra de extensão do quebra-mar, já licitada e contratada e estamos em andamento com a obra de construção do pátio interno de triagem de caminhões”, finaliza.
Fonte: Guia Marítimo
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