Logística e Transporte

Porto do Açu realiza primeira exportação de milho do Mato Grosso para a Europa

Operação inicial embarca 25 mil toneladas de milho Non-GMO


Publicado em: 16/09/2025 às 19:00hs

Porto do Açu realiza primeira exportação de milho do Mato Grosso para a Europa

 

O Porto do Açu, localizado no norte do Rio de Janeiro, registrou em setembro a primeira exportação de milho proveniente do Mato Grosso. A operação envolveu 25 mil toneladas de milho não transgênico (Non-GMO), com destino à Europa, marcando a abertura de um novo corredor logístico para o escoamento de grãos do estado brasileiro.

O embarque ocorreu no Terminal Multicargas (T-Mult), que já movimentou mais de 20 tipos diferentes de carga desde o início de suas operações. Para garantir a integridade do milho Non-GMO, o terminal mantém protocolos rígidos para que o produto não tenha contato com grãos transgênicos durante o armazenamento.

Estrutura e capacidade do Terminal Multicargas

Atualmente, o T-Mult conta com dois armazéns cobertos em área alfandegada, com capacidade estática total de 60 mil toneladas, além de mais dois armazéns na retroárea do terminal, com a mesma capacidade.

Segundo João Braz, diretor comercial e de terminais do Porto do Açu, a operação representa um avanço estratégico:

“A abertura desse novo corredor logístico para o escoamento de cargas do Mato Grosso é um passo importante para aumentarmos a eficiência no transporte de grãos brasileiros. Temos flexibilidade para desenvolver soluções logísticas sob medida, com operação 100% privada, garantindo confiabilidade, eficiência e segurança. Além disso, oferecemos tempos mínimos de espera para atracação, pranchas acima da média do mercado e agilidade no atendimento rodoviário.”

Crescimento e projeções de movimentação do Porto

No primeiro semestre de 2025, o T-Mult movimentou 1,2 milhão de toneladas, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda neste ano, a área de cais operacional do terminal será ampliada para 500 metros, com calado de 13,1 metros e a construção de um segundo berço, permitindo operar simultaneamente dois navios Panamax, cada um com capacidade para até 75 mil toneladas.

Com essas melhorias, a capacidade anual de movimentação do terminal deverá alcançar 2,7 milhões de toneladas, número que poderá ser duplicado nos próximos anos com a expansão da área de armazenagem.

Fonte: Portal do Agronegócio

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