Publicado em: 06/08/2025 às 11:55hs
O Porto de Santos alcançou um marco inédito em julho de 2025, ao movimentar, pela primeira vez na história, mais de 17 milhões de toneladas de cargas em seus terminais. O volume representa o maior já registrado em um único mês no maior porto da América Latina.
O aumento no volume exportado ocorre após o anúncio das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, o que pode ter impulsionado a antecipação de embarques. Nas últimas semanas, observou-se uma movimentação intensa de navios com destino à Europa e aos EUA.
Os principais segmentos de carga que contribuíram para o recorde foram:
De acordo com Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), os dados preliminares confirmam o que já vinha sendo observado desde o início do mês.
“Este dado confirma o que já tínhamos afirmado na primeira quinzena do mês, de que havia um aumento expressivo dos embarques no Porto”, declarou Pomini.
Como o Porto de Santos conta com mais de 50 terminais, as informações finais ainda estão sendo consolidadas, uma vez que cada terminal tem um prazo específico para envio dos dados à APS.
No entanto, o monitoramento da operação portuária já assegura o recorde, que reflete a eficiência e resiliência do porto.
“É um recorde absoluto que atesta a resiliência e a eficiência do Porto de Santos. Mesmo com crises externas e fechamento do canal devido a condições climáticas, houve crescimento sem gerar qualquer ocorrência nas vias de acesso ao longo de todo o mês de julho”, completou o presidente da APS.
Este novo recorde reforça o papel estratégico do Porto de Santos para o comércio exterior brasileiro, especialmente em períodos de desafios logísticos e instabilidades internacionais. O desempenho em julho destaca a capacidade de adaptação do complexo portuário, que segue como um dos pilares da economia nacional.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias