Logística e Transporte

Pesquisa aponta redução de custos como principal motivador para eletrificação de frotas corporativas no Brasil

Levantamento da Edenred Ticket Log revela que quase metade das empresas já eletrificadas e mais da metade das que planejam eletrificar suas frotas veem economia como principal atrativo da transição energética.


Publicado em: 21/10/2025 às 11:05hs

Pesquisa aponta redução de custos como principal motivador para eletrificação de frotas corporativas no Brasil
Redução de custos é o principal fator na eletrificação de frotas

Uma pesquisa realizada pela Edenred Ticket Log, marca da Edenred Brasil e referência em soluções de mobilidade na América Latina, mostrou que 47% das empresas que já possuem veículos elétricos apontam a redução de custos operacionais como o principal motivo para a eletrificação de suas frotas. Entre as companhias que ainda planejam iniciar o processo nos próximos três anos, o percentual é ainda maior: 54%.

O estudo ouviu 300 gestores de frotas corporativas em diferentes regiões do país e destacou que a economia proporcionada pelos veículos elétricos se manifesta tanto no menor gasto com combustíveis quanto na redução das despesas com manutenção.

Eficiência e sustentabilidade como diferencial competitivo

De acordo com Bruno Barbosa, diretor de Estratégia e Mobilidade Elétrica da Edenred Brasil, o uso de sistemas de telemetria avançada potencializa ainda mais esses resultados. “A análise em tempo real do desempenho e da eficiência dos veículos permite a realização de manutenções preditivas e o uso mais racional da frota, com baixo impacto ambiental”, explicou.

Para o executivo, a combinação de vantagem econômica e benefícios ambientais torna a transição para veículos elétricos uma decisão estratégica não apenas para empresas, mas também para toda a sociedade.

Incentivos fiscais impulsionam a eletrificação

Barbosa destaca ainda que incentivos fiscais vêm contribuindo para acelerar a adoção de veículos elétricos e híbridos no Brasil. “Há benefícios como redução de alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e isenção total ou parcial do IPVA em estados como Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em São Paulo, a partir de 2025, veículos híbridos flex terão isenção de IPVA por dois anos”, detalhou.

Iniciativas da Edenred apoiam mobilidade de baixo carbono

Apesar dos benefícios econômicos e ambientais, a pesquisa também aponta que a eletrificação de frotas ainda enfrenta desafios no mercado brasileiro, especialmente em relação à infraestrutura e à adaptação tecnológica. Para apoiar as empresas nesse processo, a Edenred atua por meio do programa Move for Good, que auxilia mais de 33 mil clientes corporativos na transição para uma mobilidade de baixo carbono.

A iniciativa se baseia em três pilares — Mensurar & Reduzir, Compensar & Preservar e Conscientizar — e tem como objetivo conectar companhias a soluções que integrem eficiência operacional e sustentabilidade.

Expansão tecnológica e compromisso com inovação

Como parte desse compromisso, a Edenred anunciou, em 2024, a aquisição da Spirii, uma plataforma dinamarquesa SaaS especializada em gestão de carregamento de veículos elétricos. A incorporação amplia o portfólio da empresa e oferece às gestoras de frotas acesso a soluções avançadas de eletrificação, reforçando o papel da Edenred como líder em inovação e sustentabilidade no setor de mobilidade corporativa.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --