Publicado em: 10/10/2025 às 17:30hs
O Oeste de Santa Catarina se consolida como polo do cooperativismo agropecuário, respondendo por 70% das exportações estaduais. A força do setor foi destacada no evento “Coop Talk - A cooperação que transforma”, promovido pelo Núcleo de Cooperativas da Associação Comercial, Industrial, Agronegócios e Serviços de Chapecó (ACIC).
O encontro, realizado no lounge do Sicoob Arena Condá, reuniu presidentes e dirigentes das 14 cooperativas do núcleo para discutir o impacto da cooperação na economia regional.
Segundo Tânia Zanella, superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), um em cada três catarinenses é cooperativista. O estado possui:
No contexto nacional, o cooperativismo envolve 4,3 mil cooperativas, 25,8 milhões de cooperados (12% da população) e 578 mil empregos diretos.
Zanella destaca o impacto socioeconômico do setor: “Onde há uma cooperativa de crédito no município, o PIB per capita cresce 5,6%”.
O ramo agropecuário representa 63,2% do faturamento total do cooperativismo catarinense. Já as cooperativas do Oeste concentram 70% das exportações do estado, consolidando a região como referência nacional.
No setor de crédito, Santa Catarina conta com:
Segundo Adriana Spolti Grigol, diretora-presidente do Sicoob MaxCrédito, com mais de 260 mil cooperados e 102 agências, o impacto vai além do associado: “Transcende para as comunidades, fortalecendo a economia local e promovendo desenvolvimento social”.
O Coop Talk é a terceira edição de um evento criado para fortalecer a intercooperação, conectar lideranças e compartilhar experiências entre os diferentes ramos do cooperativismo.
Para Marciano Almeida, coordenador do núcleo, o objetivo é fortalecer a colaboração entre as cooperativas.
Fátima Hallal, presidente da Coeducars, reforçou a importância da troca de conhecimento: “Além de expandir negócios, esses encontros promovem um olhar comunitário, que é o verdadeiro propósito das cooperativas”. A Coeducars atua em Chapecó há mais de dois anos, oferecendo formação, palestras, pós-graduações, workshops e projetos socioambientais.
O evento também marcou a entrega simbólica de uma lei municipal que reconhece o cooperativismo como patrimônio cultural e imaterial de Chapecó.
O vereador Wilson Cidrão (Republicanos), ex-jovem cooperativista do Sicoob MaxCrédito, conduziu a homenagem, destacando: “Quando lembramos das nossas raízes, plantamos sementes para o futuro. Esse modelo de cooperativismo precisa ser cada vez mais valorizado”.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias