Logística e Transporte

Novo sistema reduzirá em 90% espera das filas de caminhões e navios

A expectativa do novo Software desenvolvido pela Abtra é de diminuir o tempo de espera para 3 horas


Publicado em: 13/04/2015 às 12:30hs

Novo sistema reduzirá em 90% espera das filas de caminhões e navios

A Abtra (Associação Brasileira de Terminais e Portos Alfandegados) lançou essa semana o PEM-e (Pedido de Embarque Eletrônico), com a promessa de diminuir o tempo de espera das filas de caminhões e navios nos principais portos do Brasil. Hoje, os caminhões que acessam o Porto de Santos aguardam, em média, 36 horas pela liberação da Receita Federal para embarcar cargas de exportação. Com o novo sistema, a expectativa é diminuir a espera para 3 horas.

Com a chegada da supersafra de grãos que deve ultrapassar 190 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, o novo sistema auxiliará na automatização e rapidez para a autorização no embarque dos granéis, e também de veículos, bobinas de aço e celulose.

A associação está ainda, em negociação com a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) para que o sistema de Pedido de Embarque Eletrônico interaja com o Sistema de Agendamento. O objetivo é otimizar os processos e reduzir tempo e custos.

Fonte: Guia Marítimo

◄ Leia outras notícias
/* */ --