Publicado em: 18/08/2014 às 09:20hs
Mas como ela funciona no Brasil? Como as empresas de transporte podem gerenciar a cadeia de abastecimento e os impactos que a falta de infraestrutura adequada e a integração de modais traz para a cadeia de abastecimento? Logística Integrada será o tema da palestra principal do Seminário Itinerante da Comjovem que vai acontecer, no dia 23 de outubro, como evento paralelo à Feira Internacional de Logística, Transporte e Comércio Exterior, (Logistique) que acontece no período de 21 a 24 de outubro, no Parque de Exposições Tancredo Neves – Efapi – em Chapecó.
Para o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), Pedro Lopes, o Seminário Itinerante da Comjovem, organizado pela Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística (NTC e Logística), é uma motivação para os jovens empresários e executivos do transporte conhecer detalhes do setor e uma oportunidade para debater e opinar sobre o segmento, sobre as suas empresas e as diversas relações do negócio com o concorrente, com governos, mercados e fornecedores. “É estabelecer um intercâmbio atualizado com visão de futuro do transporte”, destaca Lopes.
O presidente da Federação enfatiza que o fato da Fetrancesc e NTC promoverem esse seminário tem como motivação central fortalecer a gestão das empresas e suas relações com o mercado e incentivar o surgimento de novos líderes. E a escolha do tema Logística Integrada ocorre por ser o modelo a ser adotado para o aumento da eficiência no Brasil.
Pedro Lopes ressalta que é fundamental contar com a presença dos empresários do transporte e de logística aos eventos paralelos à Logistique, além do Seminário da Comjovem, vai acontecer o debate da Associação Brasileira de Transporte Internacional (ABTI) sobre o transporte entre as fronteiras dos países do Mercosul, especialmente nos pontos sobre documentação exigida pela Agência Nacional de Transporte Terrestre e a fiscalização nas aduanas. “Santa Catarina tem uma importância muito grande por se tratar de um estado que não só transporta para os vários países como também é um corredor do Brasil para o Mercosul”, destaca ele.
A regulamentação de peso, altura do veículo e seguro certamente serão temas da reunião que vai acontecer na Logistique da Comissão Permanente de Transporte (Comtrin) da NTC, composta por integrantes do G-5 – Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai. “São questões que interferem na relação econômica entre os países do Bloco”, avalia o presidente da Fetrancesc.
“Para todos da cadeia do transporte é o momento de conhecermos detalhes de como ficará a implementação do cadastramento do Registro Nacional do Transportador Rodoviário de Carga eletrônico (RNTRC-e) e do Manifesto de Documentos Fiscais eletrônicos (MDF-e) suas relações com o sistema Brasil ID, que deve ser lançado pela Receita Federal para o controle de cargas e com o Plano Nacional de Logística (PNL). Debate que ficará a cargo de representantes da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT)”, alerta Lopes.
A quarta edição da Logistique reserva espaços para os fabricantes, fornecedores e os transportadores, operadores de logística e de comércio internacional além de representantes de toda a cadeia produtiva. É um momento para o debate, tudo voltado ao setor de transporte de carga. O presidente da Fetrancesc afirma que de um lado estão os fabricantes, revendedores e negócios e de outro, programas que impactam diretamente no setor. “É fundamental que todos se empenhem em participar e debater de maneira que se possam estabelecer o rumo do segmento no estado e no Brasil”.
Paralelo a essa programação, estão previstas as reuniões dos dirigentes do Sest Senat de Santa Catarina, da coordenação e técnicos do Despoluir e da diretoria da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários do Transporte de Santa Catarina (Transpocred).
A Logistique tem uma programação que conta com o apoio irrestrito do Conselho de Representantes da Fetrancesc com os seus 13 sindicatos associados fortalecendo sobremaneira o trabalho do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga da Região de Chapecó (Sitran) vem fazendo desde que a Logistique foi criada. O evento conta ainda com apoio da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e realização da Zoom Feiras & Eventos. Maiores informações podem ser obtidas no site www.logistique.com.br.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias