Publicado em: 12/09/2022 às 10:00hs
As maiores compras de óleo de palma pelo maior importador de óleo comestível do mundo podem sustentar os futuros de óleo de palma e ajudar o maior produtor, a Indonésia, a reduzir os estoques crescentes.
As importações de óleo de palma pela Índia em agosto aumentaram 94% em relação a julho, para 1,03 milhão de toneladas, de acordo com a estimativa média dos cinco operadores em tradings.
O óleo de palma bruto está sendo oferecido a 1.011 dólares a tonelada, incluindo custo, seguro e frete na Índia para setembro, em comparação com 1.443 dólares para o óleo de soja bruto, disseram os operadores.
Os dados mais recentes da Associação de Óleo de Palma da Indonésia mostraram que o estoque era de 6,68 milhões de toneladas no final de junho, em comparação com cerca de 4 milhões de toneladas no final de 2021.
As importações de óleo de soja em agosto pela Índia caíram pela metade em relação a um mês atrás, para 240 mil toneladas, enquanto as importações de óleo de girassol diminuíram 8%, para 143 mil toneladas, disseram os comerciantes.
A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia, Malásia e Tailândia, enquanto importa óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Ucrânia e Rússia.
As exportações de óleo de soja do Brasil para a Índia estão crescentes este ano. De janeiro a julho, os embarques para o país asiático responderam por mais de 900 mil toneladas, de um total de 1,49 milhão de toneladas para todos os destinos, conforme dados do governo brasileiro.
De janeiro a julho de 2021, os indianos tinham tomado apenas cerca de 238 mil toneladas das processadoras brasileiras.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias