Logística e Transporte

Frete rodoviário recua, mas colheita de milho deve pressionar preços nos próximos meses, aponta Conab

Segundo a Conab, avanço da colheita deve aumentar a demanda por transporte, pressionando os preços do frete nos próximos meses


Publicado em: 30/06/2025 às 18:20hs

Frete rodoviário recua, mas colheita de milho deve pressionar preços nos próximos meses, aponta Conab
Queda atual nos valores de frete

Os preços do frete rodoviário apresentaram recuo em diversas regiões do Brasil, segundo a edição de junho do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada nesta sexta-feira (27). A redução foi impulsionada por dois fatores principais: a menor demanda por transporte de cargas e a queda no preço do diesel.

Apesar da retração momentânea, a Conab aponta que há expectativa de elevação nos custos logísticos nos próximos meses, impulsionada pelo início da colheita da segunda safra de milho. Com o aumento da movimentação nos portos e estradas, os valores dos fretes tendem a subir gradualmente.

Exportações de milho caem em maio

No mês de maio de 2025, o Brasil exportou 6,1 milhões de toneladas de milho, volume inferior aos 7,5 milhões registrados no mesmo período do ano passado. O principal canal de escoamento foi o porto de Santos, que respondeu por 28,8% dos embarques. Na sequência, vieram os portos do Arco Norte, com 25,7%, São Francisco do Sul (16,4%), Paranaguá (12,9%) e Rio Grande (12,8%).

A maior parte das exportações teve origem nos estados de Mato Grosso, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul.

Soja mantém desempenho sólido no mercado externo

As exportações brasileiras de soja seguem em ritmo forte. O Arco Norte foi responsável por 38% dos embarques, número superior ao registrado no mesmo período de 2024, quando o índice foi de 36,4%. O porto de Santos contribuiu com 37,5%, seguido por Paranaguá (11,9%) e São Francisco do Sul (5,3%). Os principais estados de origem foram Mato Grosso, Goiás, Paraná e Minas Gerais.

Farelo de soja registra leve aumento nas exportações

Entre janeiro e maio deste ano, as exportações de farelo de soja alcançaram 9,6 milhões de toneladas, levemente acima das 9,3 milhões registradas no mesmo intervalo de 2024. A movimentação se concentrou principalmente nos portos de Santos, que respondeu por 42,3% do volume, seguido por Paranaguá (30,8%), Rio Grande (15,1%) e Salvador (7,9%).

Importações de fertilizantes atingem maior volume desde 2022

O segmento de fertilizantes também teve destaque em maio, com forte aumento nas importações, atingindo o maior volume mensal desde maio de 2022. No acumulado entre janeiro e maio de 2025, o Brasil importou 15,27 milhões de toneladas, acima dos 13,6 milhões do mesmo período no ano passado. Os portos de Paranaguá, Arco Norte e Santos lideraram como principais pontos de entrada.

Panorama regional do frete rodoviário

Em estados como Bahia, Distrito Federal, Goiás, São Paulo e Piauí, os preços do frete caíram, refletindo a baixa demanda e a redução nos custos do diesel. No Paraná, embora haja variações regionais, Ponta Grossa registrou retração nos valores. Em Minas Gerais, a estabilidade marca o transporte de grãos, enquanto os fretes para café aumentaram por conta da entressafra.

Em contrapartida, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e novamente Minas Gerais (no caso do café) observaram elevação nas tarifas de frete, motivada principalmente pelo avanço da colheita da segunda safra de milho e pela crescente demanda por transporte. No Paraná, a demanda também subiu em diversas regiões. Já estados como Goiás e Piauí apresentaram um cenário mais estável, com redução discreta na movimentação.

Boletim Logístico da Conab

Fonte: Portal do Agronegócio

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