Logística e Transporte

Frete no RS deve subir 11,20% após reajuste do óleo diesel

Combustível teve um aumento de 5% na semana passada


Publicado em: 11/11/2014 às 12:10hs

Frete no RS deve subir 11,20% após reajuste do óleo diesel

Uma reunião entre as associadas e o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Rio Grande do Sul (Setcergs) definiu que o custo do frete vai subir 11,20% após o reajuste do preço do diesel, que sofreu aumento de 5% na semana passada. Segundo o Setcergs, o aumento do combustível vai ter impacto mínimo de 1,72% para o custo do serviço.

Antes do anúncio da Petrobras, uma pesquisa realizada em outubro pelo Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos da transportadora NTC& Logística já havia feito a Setcergs recomendar aumento de 9,66% no frete, devido à defasagem nos valores de outros itens. A orientação da entidade é que as empresas repassem imediatamente o aumento do diesel somado à defasagem. O Setcergs esclarece que a medida é imprescindível para manter a saúde financeira do setor.

A transportadora aplicou uma sondagem com cerca de 400 empresas do setor. O estudo também apontou que o mercado está desaquecido. Segundo a NTC&Logística, houve uma queda média no desempenho das empresas de 5,8% no último ano. Mais de 30% das empresas perderam cerca de 10%.

Fonte: Correio do Povo

◄ Leia outras notícias