Logística e Transporte

Frete marítimo atinge maior nível em quase dois anos impulsionado por alta demanda por navios capesize

Índice do Báltico registra avanço com valorização expressiva nas taxas de embarcações de grande porte, enquanto panamax recua diante de menor movimento no transporte de grãos e carvão


Publicado em: 05/12/2025 às 12:30hs

Frete marítimo atinge maior nível em quase dois anos impulsionado por alta demanda por navios capesize
Índice de frete marítimo sobe e atinge maior patamar desde 2023

O Índice de Frete Marítimo de Granéis Sólidos da Bolsa do Báltico (Baltic Dry Index) iniciou a semana em alta, alcançando o maior valor em quase dois anos. O movimento foi impulsionado pelo forte desempenho das embarcações do tipo capesize, que transportam grandes volumes de commodities como minério de ferro e carvão.

Nesta segunda-feira, o índice principal avançou 23 pontos, equivalente a 0,9%, chegando a 2.583 pontos, o nível mais alto desde dezembro de 2023.

Capesize puxa alta com forte demanda por transporte de minério e carvão

O destaque do dia ficou por conta do índice capesize, que subiu 82 pontos (1,8%), atingindo 4.563 pontos, também o maior patamar desde dezembro de 2023.

A taxa média diária para essas embarcações — que transportam cerca de 150 mil toneladas — aumentou US$ 682, alcançando US$ 37.840. O aumento reflete o fortalecimento da demanda global por transporte marítimo de commodities pesadas, especialmente do minério de ferro, principal carga movimentada nesse tipo de navio.

Minério de ferro sustenta ganhos apesar de limitações operacionais

Os preços futuros do minério de ferro registraram alta pela quarta sessão consecutiva, sustentados por um aumento nas compras de cargas de teor médio. Contudo, o avanço foi limitado pelas paradas programadas de altos-fornos ao final do ano, que tendem a reduzir o ritmo de produção e transporte temporariamente.

Panamax recua com menor movimento no transporte de grãos e carvão

Enquanto isso, o índice panamax, que acompanha embarcações de porte médio — responsáveis por transportar de 60 mil a 70 mil toneladas de cargas como carvão e grãos — registrou queda de 18 pontos (0,9%), chegando a 1.934 pontos.

A taxa média diária desses navios recuou US$ 161, para US$ 17.405, refletindo uma desaceleração pontual na demanda de frete desses segmentos, sobretudo no transporte agrícola.

Panorama indica retomada gradual do transporte marítimo global

O desempenho recente do índice do Báltico indica fortalecimento da demanda por fretes marítimos, especialmente em rotas ligadas à exportação de minério e energia. A recuperação dos capesize reforça o papel estratégico da Ásia — especialmente da China — na movimentação global de commodities.

Com o avanço das taxas, o mercado volta a sinalizar otimismo moderado para o fim de 2025, embora fatores como clima, custos energéticos e manutenção industrial ainda possam influenciar os próximos resultados.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --