Publicado em: 13/11/2025 às 19:40hs
As exportações brasileiras do agronegócio para os Estados Unidos registraram queda de 31,3%, o que representa uma redução de US$ 973,1 milhões na economia dos municípios produtores entre agosto e outubro de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. O recuo reflete os efeitos das sobretaxas aplicadas pelos Estados Unidos, que passaram a incidir sobre diversos produtos brasileiros.
Os principais segmentos impactados incluem:
Alguns municípios brasileiros sofreram forte impacto econômico devido à redução das exportações:
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) identificou que prefeituras têm sido procuradas por produtores afetados pelas novas tarifas. Segundo Paulo Ziulkoski, presidente da CNM:
“Os Municípios têm atuado para apoiar os produtores na busca por novos mercados. A principal preocupação está relacionada às possíveis perdas de empregos e à redução da arrecadação municipal. Qualquer redução de receita impacta diretamente a comunidade, não apenas os gestores.”
A entidade destaca a necessidade de estratégias locais para mitigar perdas econômicas e garantir que os municípios mantenham o suporte aos setores produtivos mais afetados.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias