Logística e Transporte

Exportação de frango pode atingir recorde em 2025, mesmo com caso de gripe aviária

Levantamento do Cepea aponta que o volume de carne de frango exportada pode superar marcas históricas, mantendo-se o ritmo atual de embarques, mesmo após caso registrado no Rio Grande do Sul


Publicado em: 17/10/2025 às 13:40hs

Exportação de frango pode atingir recorde em 2025, mesmo com caso de gripe aviária
Foto: Jonathan Campos

Pesquisas do Cepea indicam que o volume de carne de frango exportada pelo Brasil pode bater novo recorde em 2025, caso o atual ritmo de embarques se mantenha nas próximas semanas. Esse desempenho ocorre mesmo após o registro de um caso de gripe aviária em maio, em uma granja comercial do Rio Grande do Sul.

Setembro registra maior volume de exportações em 11 meses

Segundo dados da Secex, a quantidade de frango exportada em setembro foi a maior dos últimos 11 meses. Até a primeira quinzena de outubro, o ritmo diário de embarques está 9,6% acima de setembro de 2025 e 16% superior ao mesmo período de 2024, indicando continuidade na expansão das vendas externas.

União Europeia impulsiona retomada das exportações

Pesquisadores do Cepea destacam que a recuperação do mercado externo é impulsionada pela retomada das compras da União Europeia, que ajuda a consolidar os níveis de exportação anteriores ao surto de gripe aviária.

No entanto, as vendas para a China permanecem suspensas. Um eventual retorno do país asiático como comprador poderia gerar incremento significativo nas exportações totais, afirmam os especialistas.

Perspectivas de recorde dependem da ausência de novos surtos

Apesar do otimismo, o Cepea ressalta que a manutenção do desempenho recorde em 2025 depende da não ocorrência de novos casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1 ou IAAP) em granjas comerciais, assim como da ausência de outros tipos de influenza que possam afetar a produção.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias