Publicado em: 10/09/2021 às 14:00hs
As solicitações estão embasadas na medida provisória que estabelece o marco legal do transporte ferroviário. Uma das sugestões trata da construção de 235 quilômetros de trilhos entre e Chaveslândia e Uberlândia, no Triângulo mineiro. Há, ainda, ideia para locomotiva que ligue Ipatinga, no Vale do Aço, a São Mateus, no Espírito Santo. Somadas, as propostas gerariam aporte privado de R$ 7,7 bilhões.
A proposta de um trem no Triângulo foi submetida ao governo pela VLI, com gasto de R$ 2,7 bilhões. A linha seria utilizada para o escoamento de basalto e grãos para exportação, com conexão à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Os detalhes foram dados no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), durante lançamento do programa Pro Trilhos.
Para os vagões que passariam pelo solo ipatinguense, o investimento estimado é de R$ 5 bilhões. A sugestão foi pensada pela Petrocity Portos, para aprimorar o transporte de grãos e cargas.
A pasta de Infraestrutura recebeu outras oito propostas ferroviárias. Agora, o ministério vai avaliar os requerimentos. Se as empresas cumprirem todos os requisitos estipulados pelo governo federal, as autorizações para as obras serão concedidas. Juntas, as sugestões contabilizam R$ 53,5 bilhões em investimentos, formando modal de mais de 3 mil quilômetros.
O Palácio do Planalto estima que, até 2035, as autorizações ferroviárias podem aumentar em até 40% a participação dos trilhos na logística nacional de transportes.
"Iniciamos hoje o setembro ferroviário. Estamos celebrando nossa independência logística", disse Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura.
Fonte: Revista Ferroviária
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