Publicado em: 20/10/2021 às 09:20hs
A Rumo e a VLI têm interesse em construir e operar o segmento, que tem R$ 2,7 bilhões de investimentos previstos. A linha, que terá conexão com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), visa facilitar o escoamento de minérios e da produção agroindustrial do estado.
A VLI formalizou seu projeto no lançamento do Pro Trilhos, do Ministério da Infraestrutura, em 2 de setembro. Já a Rumo apresentou a proposta no fim do mês passado.
O mais recente balanço do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, mostra que o programa Pro Trilhos, criado pelo Marco Legal das Ferrovias, acumula 19 pedidos em análise na Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, do Ministério da Infraestrutura (MInfra).
O estado de Minas Gerais é contemplado em quatro das 19 solicitações de futuras ferrovias a serem administradas pela iniciativa privada sob o regime de autorizações.
Como a proposta da Rumo é similar à da VLI, mas inclui o município de Santa Vitória, subiu para 34 o total de municípios mineiros que serão impactados pelas novas ferrovias, caso autorizadas pelo Poder Público. A previsão total de investimentos no estado segue no patamar de R$ 35,2 bilhões.
Já a Petrocity Portos S.A quer desenvolver a Estrada de Ferro Juscelino Kubistchek (EFJK). Com 1.108 km de extensão, ela ligará Brasília a Barra de São Francisco (ES), passando por Goiás e cruzando 34 localidades em Minas.
O investimento é estimado em R$ 13,5 bilhões na construção dos novos trilhos e mais R$ 700 milhões para a manutenção, ao longo do percurso, de seis unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTACs).
A mesma empresa se candidatou ainda a construir e operar trecho de 420km entre São Mateus (ES) e Ipatinga (MG), no qual pretende investir R$ 5 bilhões. Trata-se de conexão ferroviária até o Terminal de Uso Privado (TUP) que a companhia administrará no porto capixaba, permitindo o transporte de grãos e cargas gerais.
A Macro Desenvolvimento Ltda propôs construir e operar linha férrea com 610 quilômetros, ligando Presidente Kennedy (ES) aos mineiros Conceição do Mato Dentro e Sete Lagoas. O investimento é de R$ 14 bilhões.
Todas as 19 solicitações apresentadas até o momento ao Governo Federal seguem em análise pela equipe da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, sendo que 14 já passam por avaliação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) quanto à viabilidade locacional. são empreendimentos que juntos representam R$ 81,5 bilhões em investimentos e 5.420km de novos trilhos.
Criado pela Medida Provisória 1.065/2021 e que estabelece o regime de autorizações ferroviárias, o Marco Legal das Ferrovias também avança no Congresso Nacional após a aprovação pelo Senado Federal do PLS 261/18. O texto agora será analisado pela Câmara dos Deputados. Se não houver mudanças, segue para sanção presidencial.
Fonte: O Tempo
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