Publicado em: 09/07/2014 às 12:00hs
O que tem contribuído para essa negociação antecipada é o prêmio que vem sendo pago pela soja comercializada, devido aos bons índices de produtividade do corredor de exportação.
Segundo Alexandro Cruzes, gerente de Indústria de Óleo do Terminal Portuário, a Coamo, em Paranaguá, é um dos operadores que já começa a negociar. A Cotriguaçu também já começou a receber os contratos entre exportadores e importadores da soja do ano que vem.
De acordo com os operadores, os prêmios positivos pela soja exportada pelo porto paranaense vêm sendo pagos deste que a Ordem de Serviço 126 começou a valer. A ordem estabelece preferência de embarque em um dos três berços do corredor de exportação do Porto de Paranaguá para os operadores de grãos que apresentarem melhores índices de produtividade.
A medida, adotada no início deste ano, foi resultado de um estudo estatístico, que mostrou que as melhores produtividades são conseguidas por navios que operam com três terminais com consignação mínima de 18 mil toneladas cada, exatamente o que a Ordem de Serviço estabelece como prioridade.
Fonte: Guia Marítimo
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