Logística e Transporte

Custo de frete marítimo a granel sobe

Isso está acontecendo porque o Shipping encontrou um bom momento na pandemia


Publicado em: 26/07/2021 às 12:20hs

Custo de frete marítimo a granel sobe

Quem trabalha com Comex ou com Shipping têm reparado que nos últimos meses o mercado tem sofrido com impactos de falta de containers, aumento drástico dos fretes marítimos aliado a uma grande redução do período de free time.

O frete marítimo de um container de 40ft da Ásia para o Estados Unidos da América bateu máxima histórica recentemente. Segundo Larry Carvalho, advogado e árbitro em litígios e ênfase em transporte marítimo, isso está acontecendo porque o Shipping encontrou um bom momento na pandemia. 

Durante o lockdown (março-junho) as atividades econômicas globais foram drasticamente reduzidas. Consequentemente, os portos se viram com mão de obra reduzida para movimentação de contêineres. Muitas empresas deixaram contêineres parados nos portos, seja porque estavam fechadas e não tinham como receber, ou então, porque simplesmente não possuíam recursos financeiros para pagar impostos e nacionalizar. Por outro lado, tivemos uma grande redução na quantidade de contêineres sendo transportados.

“Portanto, assim como foi feito no setor aéreo, os transportadores marítimos suspenderam linhas deficitárias e aproveitaram para antecipar docagens obrigatórias das embarcações. Consequentemente, reduzindo a quantidade de navios contêineres em atividade”, aponta.

Desde julho as atividades econômicas vem aumentando progressivamente, principalmente na China, que como foi a primeira afetada, conseguiu controlar e retornar a recuperação econômica antes dos outros países. Resultando em uma retomada assimétrica das atividades econômicas globais e em um rápido crescimento das exportações de produtos fabricados na China, principalmente após setembro, quando historicamente a China começa a enviar para os Estados Unidos e a Europa produtos para as vendas de Natal.

Com uma mão de obra reduzida no setor portuário e no setor de Transporte Rodoviário os contêineres tem demorado para sair do porto, bem como, para retornar ao porto vazio. Em alguns países, o tempo para devolução dos contêineres aumentou entre 4/6 dias. Diversos portos têm sofrido com congestionamento devido à lentidão na movimentação de contêineres. “Várias nações estão com suas logísticas afetadas e com capacidade reduzida”, comenta o especialista no assunto.

Com o número restringido de navios em navegação, os armadores não conseguiram coletar contêineres vazios para fazerem reposicionamento de forma a acompanhar a crescente demanda e a situação tem piorado. 

Como forma de tentar resolver o problema de shortage de container, alguns transportadores marítimos vêm reduzindo período free time de containers. Enquanto que o mercado por si só, tem se regulado, com a consequente aumento de fretes em virtude da falta de contêineres disponíveis, principalmente no mercado asiatico.

Especialistas prevêem que a situação deve melhorar em fevereiro ou março de 2021. “A verdade é que só o tempo dirá. Estamos diante de nova onda e novos lockdowns podem postergar a normalidade no setor de Transporte Marítimo, exercendo maior pressão nos fretes marítimos”, define.

Fonte: Agrolink

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