Publicado em: 16/05/2014 às 16:50hs
As dificuldades do governo para atrair investidores dispostos a assumir novos trechos de ferrovias oferecidos à iniciativa privada deverão adiar as próximas licitações para 2015. Na avaliação do presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, a situação só mudaria mesmo com ajustes no atual modelo de concessão.
"Não acredito em nenhuma concessão Ferroviária este ano, porque ainda existe a necessidade de estimular o investimento em projetos de longo prazo, que exigem aportes significativos", afirmou Vilaça ontem, durante o balanço do setor, na Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
O executivo aposta que as novas concessões do setor devem ficar para 2015 ou 2016. "Não está claro de que forma a Valec, estatal responsável pela construção, comprará a capacidade de carga nos trechos a serem concedidos. As oportunidades existem, mas as regras precisam estar mais bem definidas", ressaltou.
A ANTF divulgou ontem que a movimentação de cargas nas ferrovias brasileiras em 2013 cresceu 1,8%. Na comparação com 2012, o volume transportado por trilhos subiu de 481 milhões de toneladas para 490 milhões de toneladas.
Para Vilaça, o índice só não foi maior porque o baixo desempenho da economia brasileira e a queda nas exportações impediram que o modal se expandisse. Mesmo assim, destacou que o crescimento foi maior do que a taxa de 1,3% registrada de 2011 para 2012.
Apesar do tímido crescimento anual, Vilaça é bastante otimista com o desempenho do setor nos próximos dois anos. A estimativa de crescimento de 2014 a 2016 é de 12,5%, atingindo movimentação de 550 milhões de toneladas. "O setor terá impulso de 2015 a 2020. Temos expectativa muito grande em relação à aceleração das obras no setor ferroviário", justificou. Ele aposta num avanço até o fim da década de 24% para 32% na participação das ferrovias na Logística nacional de cargas.
Balanço
Conforme a ANTF, no acumulado de 1997, quando a iniciativa privada assumiu grande parte das operações do setor, em 2013, a movimentação de cargas por ferrovias cresceu 94,1%, passando de 253,2 milhões de toneladas para 490 milhões de toneladas. Atualmente, a malha Ferroviária brasileira operada pela iniciativa privada tem 27.782 quilômetros. São 12 concessões sob a responsabilidade de 11 concessionárias, todas associadas à entidade.
Fonte: Correio Braziliense
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