Publicado em: 28/06/2019 às 14:00hs
Transportadores que representam cerca de 40% da frota de caminhões contratada pela BRF participaram, no início do mês, do lançamento da nova campanha da empresa: Acidente Zero. Na ocasião, o vice-presidente de planejamento integrado e logística da companhia, Leonardo Dallorto, anunciou a adoção de uma nova tecnologia pela empresa, conhecida no mercado como “telemetria”, para aumentar a segurança de mais de 6.500 motoristas que transportam matéria-prima e produtos da Sadia, Perdigão e Qualy em todo país, ressaltando a importância da parceria com todos os transportadores e motoristas.
A instalação do novo equipamento já começou e, até o final deste ano, deve abranger 100% da frota, reduzindo o número de acidentes no transporte de cargas. Além de possibilitar o acompanhamento, em tempo real, dos principais comportamentos de risco na condução dos veículos, o novo sistema vai auxiliar no gerenciamento das informações e permitir maior agilidade na tomada de decisões relacionadas à rotina do condutor, funcionamento e eficiência dos veículos, que transitam em regiões rurais, centros urbanos e rodovias do país.
“Os caminhões que integram o ecossistema logístico da BRF percorrem mais de 45 milhões de quilômetros todos os meses. Temos um programa importante voltado à segurança nas estradas que já completou oito anos. Agora, estamos dando um novo passo com a adoção da alta tecnologia para prevenir acidentes no transporte de cargas”, explica José Perottoni, diretor de logística da BRF.
Com os relatórios gerados pelo novo sistema, a BRF e os transportadores conseguem mapear, por exemplo, as áreas com alto fluxo de pedestres, a velocidade em curvas e indicar se os motoristas devem reduzir a velocidade ao transitar pelo local ou adaptar o roteiro para uma região que não ofereça risco. “Os nossos veículos transitam por todos os tipos de estradas e em diversos horários e jornadas. Ter um sistema que atue preventivamente como se fosse um anjo da guarda trará mais segurança aos motoristas, maior eficiência aos transportadores e a BRF”, finaliza Perottoni.
Além de Dallorto e Perottoni, o encontro contou com a participação de outros líderes da BRF envolvidos com o tema, entre eles, Carlos Prestes, diretor de saúde e segurança; Luiz Marques, coordenador de saúde e segurança; Rodrigo Citra, diretor de distribuição; Fabricio Souza, gerente de transportes; Luciano Farago, gerente de ciex transporte; e Paulo Renato, coordenador de ciex transporte da BRF.
Fonte: BRF
◄ Leia outras notícias