Publicado em: 09/12/2021 às 14:40hs
A UPL, uma das cinco maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, foi classificada em primeiro lugar em gestão de riscos ambientais, sociais e de governança pela Sustainalytics, unidade especializada da Morningstar, líder global em pesquisas de investimentos. Esta é a segunda vez consecutiva que a companhia de origem indiana lidera o ranking, um dos mais respeitados na análise de responsabilidade Ambiental, Social e de Governança (ou ESG, na sigla em inglês).
A UPL alcançou a melhor pontuação entre as empresas globais de proteção de cultivos. Foram avaliados quesitos como governança corporativa, relações comunitárias, ética empresarial e pegada de carbono. Essa marca representa melhora de 6% em relação ao resultado obtido na edição anterior. Esse avanço reforça o compromisso da companhia de reimaginar a sustentabilidade no sistema global de produção de alimentos.
"Estamos extremamente satisfeitos que o trabalho árduo e a determinação da UPL sejam reconhecidos pelo ranking da Sustainalytics. Nossa missão de reimaginar a sustentabilidade é a base para todos os nossos projetos e negócios", afirma o CEO global da UPL, Jai Shroff. "O trabalho não acabou. Muito pelo contrário. Continuamos avançando com novas iniciativas de sustentabilidade na agricultura para garantir um mundo melhor para todos. O mais recente exemplo é o projeto Gigaton Challenge, que vai tirar 1 gigatonelada de CO2 da atmosfera até 2040."
Carlos Pellicer, COO global da UPL, destaca que inovação colaborativa e produção sustentável são os compromissos centrais para a empresa. "O mundo precisa de nossa urgência em fornecer melhorias tangíveis e duradouras na maneira como o sistema alimentar fornece alimentos para 7,7 bilhões de pessoas", ressalta. Ao longo do ano, a UPL lançou diversas iniciativas nesse sentido, entre elas a Natural Plant Protection, uma unidade de negócios para biossoluções.
Outras duas iniciativas de destaque são o Climate Pledge, pacto global em que a empresa se compromete a reduzir emissões de dióxido de carbono, e o Gigaton Challenge, que envolve a criação de um mercado de créditos de carbono para gerar renda adicional aos agricultores de todo o mundo, inclusive do Brasil.
A Sustainalytics não é a única instituição a reconhecer as ações sustentáveis da UPL. Em setembro, a World Benchmarking Alliance (WBA) anunciou – durante a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Sistemas Alimentares – que a companhia é a segunda empresa mais influente entre as 55 companhias do segmento. Em toda a cadeia da produção de alimentos, a UPL ficou na 15ª colocação num grupo de 350 organizações. Além disso, o a UPL registrou desempenhos excepcionais nos mais recentes Índices de Sustentabilidade Dow Jones (melhoria de 61% na pontuação de 2018) e FTSE Russell (68% acima da média da indústria).
Fonte: Texto Comunicação
◄ Leia outras notícias