Gestão

Ubabef intensifica divulgações para derrubar o mito do hormônio

A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) vem, há anos, divulgando informações técnicas para derrubar de vez o mito do uso de hormônios na produção avícola


Publicado em: 11/09/2013 às 12:30hs

Ubabef intensifica divulgações para derrubar o mito do hormônio

Recentemente, a entidade disponibilizou em seu canal de vídeos na internet, no site YouTube, um filme que aborda justamente isso: que o uso de hormônios na avicultura não passa de uma informação errônea e sem fundamento.

No vídeo, grandes especialistas da avicultura como Gerson Neudí Scheuermann (chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Suínos e Aves), Luciano Paganini (técnico e produtor integrado), Ivonei Hoeckele (especialista em nutrição animal) e Tsuyoshi Tanaka (responsável Técnico do Lanagro) dão suas explicações e apresentam argumentos de que não há hormônio na produção avícola brasileira. “O que sustenta o bom desenvolvimento da avicultura é o tripé: genética, nutrição e manejo”, diz Luciano Paganini. “Há também toda a preocupação com a questão do bem-estar das aves, para que elas sejam criadas com todo o conforto necessário”, acrescenta Tsuyoshi Tanaka.

Gerson Scheuermann, da Embrapa, lembra ainda que existe todo o fator ambiental no processo de produção dos frangos. “A avicultura brasileira é muito moderna e conta com tecnologias para controlar a ambiência dos galpões, a temperatura interna, a qualidade da água que é servida às aves. Toda uma tecnologia que promove um ambiente propício para o bom desenvolvimento da ave”, explica. “O segredo todo do processo de produção do frango está na união de vários fatores: que vão do potencial genético a um pacote de itens de ambiência, nutrição e de manejo que, juntos, possibilitam a expressão desse potencial genético”.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias