Gestão

Transformação da economia rural

Sebrae e Aurora Coop celebram parceria de 25 anos, que eleva a competitividade dos pequenos negócios no campo


Publicado em: 17/04/2024 às 15:50hs

Transformação da economia rural
Foto: Programa Encadeamento Produtivo Aurora Coop e Sebrae

Sebrae e Aurora Coop celebraram, nesta terça-feira (16), 25 anos de sua exitosa parceria na transformação do campo, com aprimoramento na gestão das empresas rurais, melhoria da qualidade de vida e inserção dos produtos no mercado interno e externo. A programação consistiu de celebração da duradoura colaboração e assinatura do novo termo de compromisso do Programa Encadeamento Produtivo Aurora Coop e Sebrae. Prestigiaram o evento, realizado no Clube de Tiro, Caça e Pesca Caramurú, lideranças do setor, dirigentes das cooperativas filiadas, entidades parceiras, empresários rurais, consultores credenciados e profissionais da imprensa. 

Para o presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, o evento foi um momento ímpar de celebração dos 25 anos de parceria. Segundo ele, é uma trajetória marcada por muito trabalho para transmitir a mensagem de preparação dos empreendedores rurais para que possam alcançar mercados mundiais com sua produção e aprimorem a gestão de seus negócios para terem melhores resultados. “É dia de festa e precisamos comemorar nossas conquistas. Sabemos que podemos continuar aperfeiçoando o sistema produtivo e projetar o futuro desse grande programa”, antecipou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, enfatizou que é uma honra estar junto com a Aurora Coop comemorando esses 25 anos de parceria. “Essa é uma estratégia conjunta que busca diminuir a assimetria da produção das empresas rurais atendidas, promovendo desenvolvimento territorial e aumento da competitividade das cadeias produtivas do agronegócio. Essa parceria nos tornou referência nacional pelos substanciais resultados alcançados, não apenas para a região oeste catarinense, mas sim para o Brasil”, enfatizou.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, Valdir Colatto, manifestou a preocupação de manter as famílias no campo, com atividade rentável e qualidade de vida. “Esse é o nosso desafio, evitar que atividades das cadeias produtivas sejam encerradas e que haja migração para as áreas urbanas. Sabemos dos problemas estruturantes como estradas, energia, internet, porém buscamos saná-los, assim como oferecer oportunidades de financiamento ou subsídios de programas”, contextualizou. Para Colatto, o caminho para evitar o êxodo e incentivar a sucessão familiar é pela expertise do Sebrae e pela atuação das cooperativas.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, o Programa Encadeamento Produtivo Aurora Coop e Sebrae é ímpar e proporcionou uma verdadeira metamorfose nas propriedades rurais atendidas. “Certamente esse é um programa que veio para ficar, que terá continuidade porque beneficia diretamente o produtor rural, a base que sustenta as indústrias e viabiliza a segurança alimentar, além dos empreendedores de pequenos negócios do setor”, antecipou.  

IMPACTO NO CAMPO

O empresário rural beneficiado pelo programa desde 2000, Antônio José Maldaner, relatou a contribuição da iniciativa para sua empresa rural. “Posso dizer que todo o trabalho desenvolvido proporcionou a mudança de pensamento, de vida, de hábitos e, principalmente, a visão do dia a dia na atividade. Isso ocorreu pelas palestras, cursos, treinamentos, trabalhos práticos, informações e incentivo para que realizássemos o planejamento de investimento, da atividade e dos momentos de lazer da família”.

Segundo Maldaner, o hábito de registrar todos os indicadores e de utilizar planilhas possibilitou visualizar a propriedade como um todo, a analisar a viabilidade da atividade e a projetar o futuro. Ele relatou os cursos em que participou, o impacto de aplicar os conhecimentos na propriedade e os resultados obtidos. Como exemplo citou os investimentos realizados na estrutura e em equipamentos, o processo de sucessão familiar e as viagens de férias da família.

PROGRAMA

A iniciativa é do Sebrae com o apoio de vários parceiros. Em Santa Catarina com a Aurora Coop, Senar, Sescoop, Sicoob, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Copercampos e Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, Sicredi, Cooperalfa, Cooper A1, Copercampos e Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Cooasgo e Cooperalfa.

O Programa oportuniza conhecimentos e técnicas para melhorar a organização do empreendimento, na avaliação de oportunidades e na inserção de inovações. Também oferece informações necessárias para o produtor realizar as análises, avaliar os problemas e identificar as oportunidades de melhorias. A iniciativa é desenvolvida com produtores rurais vinculados à Aurora Coop e suas cooperativas filiadas.

São 25 anos de parceria Sebrae e Aurora Coop, que proporcionou o atendimento de aproximadamente 58 mil pessoas e 42 mil famílias. Nesse período contribuiu para o aumento de 29% do índice de competitividade dos pequenos negócios participantes e auxiliou na evolução do desempenho dessas empresas rurais. Ao longo dos anos, foi registrado aumento de 3,3% no ganho de peso das aves, uma queda de 7,6% na mortalidade de suínos e redução de 13% nas doenças genéticas nos animais. 

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias