Publicado em: 19/05/2014 às 14:40hs
Durante todos os dias da AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados, representantes do Time Agro Brasil – convênio celebrado entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Sebrae para disseminação de informação e conhecimento junto aos pequenos produtores. Por meio de parceria com a Emater/DF, Sebrae/DF, SENAR/DF e a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), foram divulgadas informações sobre as tecnologias sustentáveis das cinco cartilhas do Time Agro Brasil: Leite Legal – Programa Produção de Leite de Qualidade, Irrigação sustentável, Programa ABC, Produção florestal e Novo Código Florestal) para os produtores rurais que passaram pelo evento.
“Essas parcerias são muito importantes para repassarmos informações para o público-alvo do projeto que são os pequenos produtores. O retorno está sendo ótimo e a previsão é alcançarmos uma média de 35 mil atendimentos na AgroBrasília, e a nossa participação já está rendendo frutos. Fomos convidados a repetir essa ação do Time Agro Brasil no Dia da Pamonha, que será realizado pela Associação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar do Assentamento Chapadinha (ASTRAF-DF)” comemora a gestora do programa na CNA, Maria do Carmo Santos Teixeira.
A divulgação também contou com exibições de vídeos sobre o Leite Legal – Programa Produção de Leite de Qualidade e o Time Agro Brasil, além de sorteios de camisetas e de carregadores solares para telefone celular. Um dos sortudos foi o produtor rural Miron de Aquino Dias, que cultiva milho em uma área de 7,5 hectares em Planaltina (DF), e ganhou uma camiseta do Time Agro Brasil.
“Informação é essencial se o produtor deseja virar um empresário rural e para se adaptar a novas tecnologias. Hoje, nós enfrentamos muitas dificuldades com a falta de água, mas eu tenho um projeto para cultivar maracujá e o conhecimento também será importante para isso. A iniciativa da CNA e do Sebrae é positiva e pode ajudar bastante”, acredita.
AgroBrasília 2014
Considerada uma das feiras agrícolas que mais cresce no Brasil, a AgroBrasília é conhecida por apresentar tecnologias de ponta para os produtores e demonstrar a diversidade e o potencial da região na produção agrícola. Com mais de 200 mil hectares irrigados, o Distrito Federal desenvolve uma agricultura altamente tecnificada e alcança índices impressionantes: o trigo irrigado é o mais produtivo do mundo, com média de 7.000 kg/ha. A produtividade média atual das lavouras de grãos do DF é de 5.564 kg/ha, quase 40% maior que a nacional (3.406 kg/ha).
A sétima edição da AgroBrasília, realizada de 13 a 17 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, deverá reunir, aproximadamente, 400 expositores e tem como expectativa de negócios R$ 700 milhões. O público estimado é de 80 mil pessoas. Além das empresas de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas, a feira conta com o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF), seminários, dias de campo e rodada de negócios. Lançada oficialmente como um evento internacional, a AgroBrasília 2014 homenageia o Japão e tem um pavilhão internacional com 30 países presentes.
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA
◄ Leia outras notícias