Publicado em: 15/05/2013 às 08:00hs
Em meio a tantas possibilidades de entretenimento no cotidiano urbano, há também alternativas para a criançada brincar e interagir com a natureza. Uma delas será a minifazenda, realizada durante a Superagro Minas 2013, que promete repetir o sucesso das edições anteriores. A minifazenda propicia o encontro das crianças com o ambiente rural e com pequenos animais, além de promover ações educativas relacionadas à alimentação e ao meio ambiente.
De acordo com a coordenadora da minifazenda, Heloisa Magalhães, que também é médica veterinária, as atrações serão apresentadas de maneira leve e interativa. “É uma oportunidade para os pais e professores mostrarem aos pequenos o quão importante é o contato com os bichos. As crianças vão aprender sobre os cuidados com os animais; além da origem dos alimentos, como leite, couve-flor, milho, beterraba, repolho e couve. Ao visitar a exposição, as crianças se desenvolvem de forma saudável”, afirmou.
Minivacas, ovelhas, cabritos, cabras, pôneis e lhamas de pequeno porte irão garantir a alegria das crianças. O espaço e o momento são de recreação, onde os visitantes poderão tocar e alimentar os animais, ao mesmo tempo em que aprenderão um pouco sobre o manejo dos bichos.
Nesta edição, a minifazenda acontece entre os dias 29 e 09 de junho e a expectativa é de que cerca de duas mil pessoas a visitem por dia. O público, em sua maioria, é composto por crianças com seus familiares, assim como alunos de escolas particulares e públicas. A programação de 2013 terá 70 animais de diversas espécies e contará com um concurso simulando um julgamento para eleger o melhor animal, apresentando as características de cada um, como acontece na tradicional Exposição Estadual Agropecuária, da Superagro.
Alimentação - Outra novidade será uma quitanda montada dentro do espaço, apresentando todos os alimentos que os animais consomem. Neste ambiente, monitores também irão alertar as famílias para a importância de uma alimentação rica em frutas e vegetais no cardápio dos visitantes. “Além dessas novidades, vamos mostrar para as crianças como é produzido o queijo minas artesanal. Demonstraremos todo o processo da cadeia produtiva do leite, da fazenda à mesa do consumidor, além das boas práticas na fazenda”, destacou a coordenadora.
Laticínios – Os processos de análise e processamento do leite serão demonstrados na Via Láctea, uma miniusina láctea recriada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O projeto, que é itinerante e participa com sucesso em várias feiras do agronegócio de Minas, despertará a curiosidade das crianças e de toda a família na Superagro 2013.
Esta é uma oportunidade de conhecer como são fabricados o queijo, o iogurte e outras bebidas lácteas. “O objetivo da Via Láctea é mostrar para o público, de forma didática, o funcionamento de uma indústria de lácteos, desde a análise da matéria-prima até a distribuição dos itens, informando para as crianças a origem dos produtos”, explica o chefe de departamento de Negócios Tecnológicos da Epamig, Mairon Mesquita. Os técnicos da Epamig informarão aos pais e às crianças quais os equipamentos necessários, além de alertarem sobre a importância da higiene na produção e na qualidade dos alimentos.
A Via Láctea Miniusina possui capacidade de processamento de 500 litros de leite por dia e é montada com fórmica e vidro de forma a permitir o acompanhamento de todo o processo pelo visitante. Assim, durante a exposição, o beneficiamento de leite é demonstrado desde a sua recepção, incluindo os processos de pasteurização, fabricação de queijo frescal, queijo frescal condimentado, mussarela, iogurte, leite aromatizado e bebida láctea.
Programação 2013
Fonte: Superagro Minas 2013
◄ Leia outras notícias