Publicado em: 30/05/2014 às 09:00hs
O evento promovido pelo Sindicato da cidade apresentou diversos temas relacionados às tecnologias, que podem ser utilizadas para a implantação de sistemas integrados. A primeira delas foi apresentada pelo pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Ademir Hugo Zimmer, que abordou sobre o consórcio entre forrageiras e lavoura.
Continuando no assunto pastagens, o pesquisador Alex Melotto mostrou de que forma é possível fazer a reforma do pasto utilizando os sistemas integrados, seja com a lavoura de milho, sorgo ou soja, seja com eucalipto.
“Não estamos dizendo para o pecuarista mudar a atividade, o que enfatizamos é a importância dele utilizar de outras culturas para proveito na própria propriedade, evitando também a degradação do solo”, explica Melotto.
A manhã ainda contou com apresentação do programa Mais Inovação, um projeto do sistema Famasul, que visa melhorar a gestão dentro da propriedade rural. Segundo a técnica e coordenadora do programa, Mariana Urti, dez produtores já se inscreveram para a próxima turma, que deve ser iniciada no mês de junho.
“O intuito deste evento é aproximar o produtor da nossa região de Camapuã, não só das atividades do sindicato, mas também da informação, da difusão destes sistemas que podem melhorar e muito a produtividade dentro de cada fazenda. Esse é o nosso compromisso, estar ao lado do produtor rural sempre”, enfatiza o presidente do Sindicato Rural de Camapuã, Saturnino Silvério.
Finalizando a programação matutina, um almoço foi servido com carne produzida na própria região, fornecida pelo criador Rubinho Catenacci, da Fazenda 3R, localizada ao Norte de Camapuã. Para ele, o circuito serve como incentivo para que todos possam produzir mais e melhor.
“Essa união é muito importante, porque precisamos ser mais fortes, mostrar que a produção daqui é diferenciada, e que é por isso que a Camapuã tem o título de capital do bezerro de qualidade. O sindicato está de parabéns pela iniciativa, e esperamos que mais eventos como esse aconteçam”, ressalta Rubinho.
A tarde a programação foi voltada para a parte comercial da pecuária, começando com a apresentação do leiloeiro rural, Adriano Barbosa, que abordou sobre o mercado de touros e gado de corte; na sequência, Rubinho Catenacci mostrou como produz o bezerro de corte com qualidade na Fazenda 3R, e finalizando a programação, Bruno Grubisich, da Fazenda Verdana, também apoiadora do evento, e diretor da Seleon Biotecnologia – nova empresa do grupo-apresentou sobre o melhoramento genético animal, e como utilizá-lo a favor da produtividade.
Para Grubisich, é de grande importância aproximar os produtores rurais dessas novas tecnologias. “São ferramentas extremamente difundidas na pecuária atual e é preciso que todo criador, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, esteja familiarizado e saiba que o futuro está no uso da biotecnologia”.
Sobre o evento
O Circuito Integração Lavoura Pecuária Floresta 2014 contou ainda com o apoio da Prefeitura de Camapuã, da Associação dos Criadores de Camapu, a Acricam, da Famasul, Fundação MS, Ourofino, Canal do Boi, Rica Comunicação, Agroamazônia John Deere e Germipasto.
Para o presidente do Sindicato, Saturnino Silvério, esta foi a primeira de muitas ações do mesmo modelo que ainda serão realizadas pela instituição. “Com certeza este foi o início de muitos projetos e programas que ainda iremos realizar, porque acreditamos ser esse o nosso principal papel, reunir parceiros para que juntos possamos fomentar o conhecimento e a melhoria do nosso agronegócio”, finaliza.
Fonte: Rica Comunicação
◄ Leia outras notícias