Publicado em: 13/06/2014 às 07:50hs
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participarão do lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) 2, marcado para o dia 18 de junho, no Palácio do Planalto. O convite foi feito pelo ministro da Educação, José Henrique Paim, durante uma reunião com o presidente da CNA, João Martins da Silva Junior e o secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara, nesta terça-feira (10/6), na sede do MEC.
A pauta do encontro também incluiu um balanço da execução do Pronatec 1 – de 2011 a 2014 – e sugestões do Sistema CNA/SENAR para avanços no programa, assim como alguma possível especificidade do setor rural que precise ser considerada no Pronatec 2. Segundo Daniel Carrara, existe a possibilidade da entidade aumentar o número de vagas e a carga horária dos cursos oferecidos na próxima etapa do programa. Em 2014, o Pronatec do SENAR está ofertando 62.400 vagas em mais de 60 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em todo o Brasil.
“O principal avanço será o encadeamento do itinerário formativo, ou seja, se o aluno já fez o Pronatec, ele poderá aproveitar as disciplinas cursadas como crédito no ensino formal. Isso facilitará, por exemplo, quem quiser fazer um curso de tecnólogo para complementar a formação”, explica o secretário executivo do SENAR.
A solenidade do dia 18 também contará com a participação de 40 alunos do Pronatec do SENAR de Goiás e do Distrito Federal, além de superintendentes regionais do SENAR e de presidentes de Federações da Agricultura e Pecuária do País.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR
◄ Leia outras notícias