Gestão

Senar-MT promove workshop para fazer diagnóstico do setor rural

Com objetivo de discutir e organizar o portfólio das ações desenvolvidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT), a instituição realiza de 19 a 23 de março o Workshop das Cadeias Produtivas


Publicado em: 27/02/2012 às 10:35hs

Senar-MT promove workshop para fazer diagnóstico do setor rural

Os debates serão fomentados pela Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG). Entidades representativas de classe e parceiros do Senar estão sendo convidados para participar das oficinas, que serão realizadas em Cuiabá.

De acordo com o gerente de Aprendizagem Rural do Senar, Marciel Becker, com as informações coletadas nas discussões será possível elaborar um plano de ação que atenderá as demandas do setor de forma mais eficiente. "Ao final do workshop, saberemos o que estamos atendendo de forma satisfatória, onde precisamos investir mais, quais treinamentos estão sendo feitos em duplicidade... Com isso, poderemos reorganizar o portfólio do Senar", explica Becker.

Para as discussões, foram escolhidas 18 cadeias produtivas (soja e milho, algodão, leite, carne, peixe, cana-de-açúcar, entre outras). "Com os workshops, teremos um diagnóstico completo de cada Cadeia Produtiva. Queremos orientar um trabalhador rural para que ele possa conhecer e se aproximar todas as ações da cadeia, que se transforme em um trabalhador completo e em um produtor que consiga enxergar sua propriedade de forma mais sistêmica", afirma Becker.

A participação nos workshops é aberta ao público correlato. "Quem tem interesse, basta entrar em contato com o Senar pelo telefone (65) 3928-4400", convida o gerente de Aprendizagem Rural. Como a intenção é radiografar todos os elos da cadeira produtiva, o Senar está mobilizando diversos agentes ligados à produção agropecuária em Mato Grosso.

Esta será a primeira vez que o Senar reúne todos os envolvidos na produção para discutir as principais cadeias do estado. "Estamos abrindo as portas para o mercado, queremos ouvir do produtor rural, saber quais são as novas necessidades de cada cadeia produtiva, pois são eles que enfrentam no dia-a-dia a falta de mão de obra qualificada nas propriedades", aponta Becker.

Em média, o Senar capacita 42 mil pessoas por ano, seja em cursos de Formação Profissional Rural ou em ações de Promoção Social. Ao lado de entidades como a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), que congrega todos os Sindicatos Rurais do Estado, e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Senar integra o Sistema Famato, sendo responsável pelas ações de aprendizagem e qualificação rural.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias