Publicado em: 08/04/2014 às 13:40hs
É uma grande escola sem bancos e sem paredes que vai ao encontro do aluno, no campo, levando formação profissional – totalmente gratuita e de qualidade – para milhares de famílias rurais. Em 20 anos de atuação em Santa Catarina, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) – prestou extraordinária cooperação para o desenvolvimento estadual, atendendo 2 milhões 139 mil produtores rurais em cerca de 77.000 treinamentos e programas voltados para melhorar a vida dos catarinenses.
Para assinalar as duas décadas de atuação, a Administração Regional do SENAR fará às 11 horas da manhã desta segunda-feira (7 de abril), no auditório do Hotel Majestic, em Florianópolis, a apresentação do Planejamento Estratégico 2014/2020. Esse trabalho teve a colaboração do Sebrae/SC.
“Somos a escola de maior capilaridade no território catarinense porque estamos em todas as microrregiões”, realça o presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo. O SENAR vai às regiões rurais com centenas de empresas prestadoras de serviços de instrutoria, composta por agrônomos, veterinários, zootecnistas, administradores, técnicos agrícolas etc e ministra treinamentos em salões comunitários e nas unidades produtivas das empresas e propriedades agropecuárias.
No ano passado, as ações foram realizadas em 282 municípios do Estado, representando 96% do território catarinense. Apenas 13 municípios não tiveram demandas para os serviços educacionais ofertados em razão da baixa vocação agrícola.
O SENAR é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Integra o chamado “Sistema S”. A maior parte dos recursos orçamentários – 89,59% – é aplicada na atividade-fim.
O SENAR tem como missão realizar a educação profissional e promoção social das pessoas do meio rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do país
Pedrozo enfatiza que a partir deste ano, o SENAR entra em nova fase e passará, também, a atuar, na educação formal com cursos técnicos de nível médio, curso superior e pós-graduação, consolidando-se como instituição de ensino, composta por uma rede nacional de educação profissional, conduzida pela administração central, em Brasília.
FORMAÇÃO E PROMOÇÃO
A formação profissional rural (FPR) é um processo educativo, sistematizado, que se integra aos diferentes níveis e modalidades da educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, objetivando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para a vida produtiva e social, atendendo às necessidades de efetiva qualificação para o trabalho com perspectiva de elevação da condição sócio-profissional do indivíduo.
Somente em 2013, as ações nessas áreas atenderam 88.415 produtores rurais catarinenses nos 4.207 eventos realizados, exigindo 100 mil horas de treinamento. A linha de ação com maior número de eventos, em 2013, foi “atividades de apoio agrossilvipastoril”, com 1.664 eventos, capacitando 51.292 pessoas. A segunda com o maior número de ações foi a “agroindústria”, com 1.015 eventos e 12.186 pessoas atendidas. A terceira foi a “pecuária”, com 664 ações, atendendo 12.817 pessoas.
PROMOÇÃO SOCIAL
A promoção social (PS) é um conjunto de atividades com enfoque educativo, que possibilita ao trabalhador, ao produtor rural e às suas famílias a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e mudanças de atitudes, favorecendo, assim, uma melhor qualidade de vida e participação na comunidade.
Apenas em 2013, foram realizadas 1.180 ações, atendendo um público de 36.183 participantes, com total de 23.660 horas/aula. A linha de atuação da PS que atendeu maior público foi “organização comunitária”, com 14.078 participantes, seguida pelo treinamento “artesanato”, que atendeu 6.449 pessoas e alimentação/nutrição com 6.414 participantes.
Informações sobre os programas e treinamentos do SENAR podem ser obtidas pelo telefone (48) 3331-9700 ou no site www.senar.com.br
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias