Gestão

Semana de Integração Tecnológica quer incentivar agricultura no Centro de Minas

Em sua sétima edição, a SIT (Semana de Integração Tecnológica) será realizada de 19 a 23 de maio, em Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais


Publicado em: 15/04/2014 às 08:20hs

Semana de Integração Tecnológica quer incentivar agricultura no Centro de Minas

Idealizada para valorizar e promover o diálogo e a troca de experiências entre os diferentes segmentos do setor agropecuário, a SIT traz como novidade este ano a realização de seminários com temas que podem apresentar soluções para questões como o desenvolvimento da agricultura em territórios mineradores, com apresentação de tecnologias agrícolas para a recuperação de áreas que já foram impactadas por essas atividades.

Com uma média de público em torno de mil pessoas nas edições anteriores, a SIT tem se consolidado como uma estratégia da Embrapa e dos seus parceiros na promoção do desenvolvimento regional no Centro de Minas Gerais. “Promover o diálogo e a troca de experiências entre produtores rurais, técnicos da extensão rural, universidades, empresas privadas e lideranças é uma das formas de contribuir para esse desenvolvimento”, afirma o pesquisador Derli Santana, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), coordenador do evento.

A socialização do conhecimento de institutos de pesquisa, universidades e demais parceiros norteia os cinco dias de realização da SIT. Além dos seminários, serão realizados cursos e palestras com foco em temas de interesse da agropecuária brasileira, como a Helicoverpa armigera, e outros que possam contribuir como alternativas de renda para a população, a exemplo do beneficiamento de verduras e legumes, artesanato, cultivo agroecológico, hortaliças não convencionais, piscicultura e produção de palmito.

A diversificação de públicos é outra tônica da SIT. Além de assuntos relacionados à agricultura e ao meio rural, serão realizadas atividades propostas para o meio urbano, como uma oficina de fotografia e um curso sobre comunicação digital para empresas. Pautas relacionadas ao meio ambiente e à saúde também compõem a programação, com destaque para atividades que valorizam o uso do sorgo na alimentação humana como alimento funcional e tecnologias corretas para a aplicação de agrotóxicos.

A Semana de Integração Tecnológica é realizada pela Embrapa Milho e Sorgo, em parceria com a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), a Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e a UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei). Saiba mais sobre o evento:

INSCRIÇÕES: de 14/04/2014 a 09/05/2014
VALOR: de acordo com a atividade desejada
SITE: http://sit.cnpms.embrapa.br/

Fonte: Embrapa Milho e Sorgo

◄ Leia outras notícias