Gestão

Seagro e Sebrae se unem para fortalecer SIM

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é fundamental para garantir a qualidade dos produtos de origem animal, consumidos por toda a população


Publicado em: 27/02/2014 às 17:30hs

Seagro e Sebrae se unem para fortalecer SIM

Pensando nisso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) desenvolve várias ações para incentivar a implantação do serviço nos municípios tocantinenses. Neste mês de fevereiro, técnicos da pasta se uniram ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para fortalecer ainda mais o SIM. Para isso, um cronograma de ações foi fechado.

Na primeira atividade, 25 técnicos do Sebrae irão participar de palestra sobre o Serviço de Inspeção Municipal e a implantação de Agroindústrias. A palestra será ministrada pelo médico veterinário da Seagro e diretor de Fomento à Agricultura, Reinaldo Oliveira Silva, durante encontro do Sebrae no próximo dia 27, a partir das 14h, no Centro de Educação Empresarial do Sebrae.

Os consultores ficarão responsáveis por repassar às informações aos agentes municipais. E para complementar o trabalho, serão realizados seminários e oficinas para os agentes locais a fim de estimular a regularização do SIM em cada município. Dentro do cronograma também constam oficinas com as comunidades locais, no intuito de conscientizar todos sobre a importância do Serviço e da qualidade e segurança nos produtos consumidos. “Além do Serviço de Inspeção Municipal, com veterinário contratado para atuar na fiscalização do município, a comunidade deve se preocupar em comprar produtos de origem animal que venham de abatedouros, laticínios e agroindústrias com registro no SIM, ou seja, dentro das normas federais de produção”, comentou o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua.

SIM

O SIM emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que atendam às exigências sanitárias vigentes em legislação específica e que também possuam qualidade e higiene em seu processo de produção. Controla ainda a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.

Fonte: Assessoria de Comunicação SEAGRO TO

◄ Leia outras notícias