Gestão

Respondemos as principais preocupações que o produtor tem na hora de implantar um projeto de irrigação

Os tópicos a seguir resumem uma série de questões que os consultores da iCrop trouxeram do dia a dia no campo. A iCrop, empresa mineira que oferece soluções que auxiliam os agricultores a fazerem a gestão de água e energia, reduzindo desperdícios, evitando prejuízos e potencializando resultados, foi a vencedora do Desafio de Sustentabilidade LATAM, promovido pela multinacional Bayer, em parceria com a AgTech Garage.


Publicado em: 09/02/2022 às 15:40hs

Respondemos as principais preocupações que o produtor tem na hora de implantar um projeto de irrigação

Quando se fala em agricultura irrigada, a maioria das decisões tomadas pelos produtores envolvem grandes investimentos e muita responsabilidade ambiental. Erros simples podem trazer enormes prejuízos financeiros associados a impactos ao ambiente. Isso justifica o cuidado dos produtores na hora de escolher um orçamento para implementar um projeto de irrigação. Algumas das principais preocupações dos produtores em relação a projetos de irrigação têm a ver com

Insegurança em relação ao fornecedor 

Nesse caso, faça uma pesquisa sobre a empresa representada pelo fornecedor. Visite o site e as redes sociais da empresa. Observe como ela interage com os clientes e dê atenção especial aos comentários, pois eles são valiosos para perceber como a empresa se posiciona. Outra dica importante é verificar se a empresa apresenta provas sociais, como uma lista atualizada de clientes atendidos e depoimentos desses clientes em seu site. Se ela apresentar, vale entrar em contato com alguns desses clientes e saber como tem sido a experiência deles com a empresa. Afinal, quem aprova, recomenda.

Fornecedores que apresentam propostas de projetos de irrigação muito diferentes 

É preciso haver uma padronização na elaboração de projetos de irrigação, considerando a parte técnica e a viabilidade econômica. Somente assim o produtor terá condições de decidir pelo projeto e orçamento que proporcionarem o melhor resultado para o negócio.

Análises técnicas realizadas por vendedores 

É natural que um representante de determinada marca ofereça os produtos e serviços da marca que ele representa. No entanto, tomar decisões baseadas apenas nos orçamentos de uma empresa não é aconselhável. Se o produtor tiver acesso a um serviço com conhecimento e isenção na elaboração do projeto, ele terá à sua disposição mais detalhamento dos estudos e configurações necessários para a realidade dele, e, a partir disso, poderá escolher o orçamento que apresentar a melhor viabilidade econômica para o negócio. Assim, ele terá certeza de que fará o negócio certo.

Falta de acompanhamento após a implantação do projeto 

Sistemas de irrigação devem passar por revisões periódicas que acompanhem as evoluções, as mudanças naturais do negócio e outros fatores que vão desde a rotação da cultura a ser cultivada, passando por períodos críticos de falta de chuva, até as variações na tarifa de energia, entre outros. Se o sistema de irrigação não tiver o acompanhamento necessário que dê conta de responder a essas e a outras questões, o produtor certamente sofrerá prejuízos e perdas.

O que acontece, mas não deveria acontecer 

É comum acontecer de o produtor fazer um investimento em equipamentos para implantar um projeto de irrigação e, em seguida, ele precisar de outra empresa para gerir a irrigação e proporcionar avanços nos resultados. É nesse momento que ele descobre a necessidade de adequações no sistema para implementar melhorias que não tinham sido consideradas na elaboração do projeto. O ideal seria que essas etapas de implantação da irrigação ocorressem dentro de um fluxo que garantisse um investimento único e sem surpresas, focado nas peculiaridades de cada área e que levasse em consideração fatores como: demanda hídrica das culturas, clima da região, disponibilidade de água, disponibilidade de energia e outros pontos fundamentais.

Por falar em ideal 

Para que isso aconteça, é importante que o primeiro contato do produtor seja com uma empresa de confiança e que domine toda a cadeia do processo, desde o planejamento do projeto de irrigação até o laudo de entrega técnica com isenção, ou seja, sem condicionar a decisão do produtor à revenda de equipamentos. Se os passos descritos até aqui forem seguidos, é muito provável que o produtor não tenha dor de cabeça, mas sim um ótimo retorno acompanhado de bastante satisfação pelo investimento feito no seu projeto de irrigação.

Mas se o produtor fez o caminho inverso, ele não precisa se desesperar. O indicado é procurar uma consultoria que faça o acompanhamento das áreas irrigadas com isenção. A partir de uma análise técnica séria, será possível: 

  •  identificar equipamentos de irrigação mal dimensionados, que não atendem à demanda hídrica da cultura; 
  •  eliminar despesas desnecessárias, que inviabilizam a produção agrícola; 
  •  promover o fornecimento controlado de água para os cultivos, de acordo com a quantidade necessária e o momento certo; 
  •  proporcionar ganhos extras de produtividade a partir de ajustes finos no projeto de irrigação. 

Se as observações desses pontos forem seguidas, o sistema de irrigação passará a operar de modo eficiente e proporcionará o retorno e lucro esperados pelo produtor.

Fonte: Comunicação iCrop

◄ Leia outras notícias