Publicado em: 08/05/2012 às 12:50hs
A preocupação dos órgãos responsáveis pela fiscalização da compra e venda de agrotóxicos em conscientizar os produtores a utilizar somente produtos registrados nos órgãos competentes levou a discussão de um assunto que tem estado em voga nos últimos anos, a receita agronômica.
De acordo com o diretor de assuntos técnicos da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aeagro), Júlio César Alves de Lima, a receita agronômica diz respeito a prescrição correta de agrotóxicos para uso nas propriedades rurais para que haja o manejo eficente das pragas, além de contribuir para uma melhora na produção agrícola, para a saúde pública e principalmente para o meio ambiente. “Nossa intenção é mostrar aos produtores e aos demais interessados que é possível escolher agrotóxicos bons e com preços acessíveis e que não vão prejudicar a população nem o próprio meio ambiente”, explicou.
Para Júlio, os produtos registrados são os mais indicados para as lavouras porque foram devidamente testados e tem aplicabilidade agronômica. Entretanto, antes de aplicar os agrotóxicos na lavoura é necessário também que os produtores procurem o acompanhamento de especialistas na área. “É importante que as lavouras sejam acompanhadas por engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, pois são eles os responsáveis por averiguar se a lavoura está se desenvolvendo de maneira correta e se os agrotóxicos estão realmente sendo eficientes”, afirmou.
Para discutir sobre o assunto, a Aegro promove nos dias nove e dez deste mês o I Encontro de Capacitação em Receita Agrômica. O evento é voltado para profissionais da área de agronomia, produtores rurais, responsáveis pelo setor comercial, estudantes de agronomia e para a população em geral que tenha interesse no assunto.
Serão realizadas várias palestras com representantes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), do Ministério da Agricultura e do Conselho Estadual das Associações de Revenda de Produtos Agropecuário de Mato Grosso (Cearpa), para tratar sobre a verificação das aplicações para evitar a contaminação do Meio Ambiente.
O encontro vai ser realizado no auditório da Aeagro, no bairro Monte Líbano. No dia nove, o evento começa às 17h30 e no dia dez, às 18h. As inscrições antecipadas podem ser feitas no escritório da Aeagro que fica na Avenida Rui Barbosa, 1342, Centro, e custam R$ 10. É preciso levar um documento de identificação com foto para realizar a inscrição, que também pode ser feita no dia do encontro, com custo de R$ 15. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (66) 3423-5524 ou (66) 9609-5899.
Fonte: Assessoria de Imprensa Aeagro
◄ Leia outras notícias