Gestão

Quinze pequenos frigoríficos de SC se unem e lançam marca Saborense

“Acredito que a partir de janeiro ou fevereiro de 2017, os produtos já possam estar no mercado”, disse Souza, que também é presidente do Instituto Nacional da Carne Suína (INCS)


Publicado em: 17/06/2016 às 07:00hs

Quinze pequenos frigoríficos de SC se unem e lançam marca Saborense

Pequenos frigoríficos de carne suína e bovina do oeste de Santa Catarina estão formando uma associação, com foco inicial na redução de custos com compras de insumos, que lançará produtos no mercado com a marca Saborense, disse o presidente da nova Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (Asaasc), Wolmir de Souza, à CarneTec na segunda-feira (13).

“Acredito que a partir de janeiro ou fevereiro de 2017, os produtos já possam estar no mercado”, disse Souza, que também é presidente do Instituto Nacional da Carne Suína (INCS).

“A marca já foi criada para trabalharmos nas vendas, com a centralização de produtos no mercado, mas ainda precisamos constituir uma pessa jurídica. E temos também um período que se faz necessário para a integração entre todas as empresas”, explicou.

A Asaasc, com sede em Concórdia, foi criada com apoio do Sebrae/SC e do INCS, e tem o lançamento oficial marcado para 1º de julho, em Chapecó, também no oeste do estado.

Na prática, a associação já está funcionando desde janeiro para a aquisição centralizada de insumos, como equipamentos e peças. Os ganhos de escala permitem a redução de custos líquidos entre 18% e 20% para cada frigorífico, segundo Souza.

Após padronizar processos e integrar os frigoríficos, a próxima meta será a comercialização de produtos com a marca Saborense.

Os tipos de produtos que serão lançados ainda não foram definidos, mas deverão levar em consideração a demanda de mercado e particularidades da região, que tem forte influência italiana, segundo Souza.

Além da compra de insumos, a associação também poderá centralizar as compras de animais para o abate no futuro. Outra possibilidade é a inclusão de indústrias fabricantes de outros produtos de origem animal, como de laticínios, na associação.

Os 15 frigoríficos catarinenses que fazem parte da associação são: Frigorífico Santa Fé (Itapitanga), Frigorífico Samar (São João do Oeste), Frigorífico Cedro Frigor (São José do Cedro), Letavo Alimentos (Guaraciaba), Frigorífico Santim (Quilombo), Frigorífico Lussisa (Chapecó), Bisol Alimentos (Irani), Friprando (Jaborá), Frigorífico Mattei (Concórdia), Frigorífico Loss (Lindoia do Sul), Frigorífico Helbing (Ipumirim), Frigorífico Arabutã (Arabutã), MSM Alimentos (Seara), Frigolaste (Seara) e Sol Alimentos (Itá).

Juntas, essas empresas faturam cerca de R$ 50 milhões por ano.

Outros cinco frigoríficos já demonstraram interesse na associação e deverão aderir após o lançamento oficial da Asaasc, revelou Souza.

A compra de insumos realizada pela associação é concentrada em um único centro de distribuição e os produtos são faturados diretamente aos associados.

Fonte: CarneTec

◄ Leia outras notícias